segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Como não me desesperar enquanto espero



Sou de Uberlândia - MG. Aqui na minha igreja (Metodista) e em muitas outras, não há um papo tão aberto e direto como o seu. Deus te iluminou para esse ministério e tem sido uma benção. Tenho uma pergunta, por favor não me identifique. Como devemos reagir quando tentamos construir um relacionamento saudável, comprometido com Deus, na hora certa, "conforme o figurino" e mesmo assim ele se desfaz, tão rápido quanto começou. Existem respostas óbvias, como: "Não era o tempo de Deus." "Não era a pessoa certa." "Você fez algo que a desagradou." "Vocês não nasceram um para o outro." Isso eu sei, mas como devemos reagir?. Sei que não posso desistir. Mas, devo dar um tempo para esfriar a cabeça? Devo orar mais, pois foi isso que faltou? O que fazer para não desesperar à procura de mais alguém? Como vencer o medo de quando vir outra, não pensar que é somente outra tentativa?



Fico muito feliz em saber que esse ministério tem ajudado a você e a outras pessoas. O objetivo é esse mesmo, falar de coisas que dizem diretamente respeito à vida dos solteiros cristãos, mas que nem sempre são ditas em nossas igrejas. Continue orando por nossa página e nossa lista e para que Deus possa abençoar a cada um dos solteiros que fazem parte de nosso grupo.

Demorei um pouco para responder à sua pergunta sobre como reagir porque não queria repetir os mesmo argumentos de sempre. Claro, se não deu certo era porque não era Deus... mas quem disse que só saber disso cura a dor do fracasso? Qualquer um que já tenha passado por um relacionamento mal sucedido sabe que consola mas não explica. Somos humanos e queremos respostas. Como Jó, queremos que Deus explique o porquê de estarmos sofrendo. A maioria de nós; se não todos, acabamos por descobrir que a resposta mais comum de Deus é o silêncio. E assim, sob o silêncio que diz: "Confia em mim" seguimos adiante tentando e entender da melhor forma o que está acontecendo.

Falhar é sempre doloroso. Pior ainda é falhar quando temos certeza de que estamos no centro da vontade de Deus. Aí, fica difícil entender os porquês de que, mesmos após muita oração, leitura bíblica e investimento genuíno do seu melhor em uma relação, ela acaba.

No entanto, podemos, em meio ao consolo de Deus e fé de que Ele está sobre controle de tudo, fazer a nossa parte. A autora do livro Planeta Single (ed. Mundo Cristão), Norma Wrigth, foi muito feliz ao falar sobre esse momento de dor e como devemos reagir:

Mágoa, decepção, solidão, apatia. Essas palavras descrevem como nos sentimos diante de amizades que acabam e namoros rompidos. Além disso, todo sobrevivente de um relacionamento que chegou ao fim é assombrado por algum medo quanto a relacionamentos futuros. Eles se perguntam: "Se aconteceu uma vez, poderá acontecer de novo? E se acontecer, será que o problema não sou eu mesmo?"

Algumas pessoas enfrentam o fm com a cabeça erguida, aprendem com ele, superam seus medos e restabelecem a confiança e o amor novamente. Outras, porém, permitem que suas feridas emocionais permaneçam abertas e inflamem. As pessoas cedem aos apelos de seus medos e se afastam de qualquer relacionamento íntimo. São declaradamente cautelosas, prevenidas e julgam todo mundo, evitando se magoarem novamente.

O trauma de relacionamentos amorosos rompidos é uma das coisas mais dolorosas na vida; o medo de amar novamente é um dos maiores temores que podemos sentir.

Quando você confia à outra pessoa seus sentimentos de amor e afeição e o relacionamento acaba, você sente que sua vida foi paralisada. O primeiro amor perdido é normalmente o mais doloroso.

As pessoas que mais se ferem são aquelas que continuam ligadas de alguma maneira a um(a) amigo(a) namorado(a) ou noivo(a) e desejam que o relacionamento seja restabelecido. Elas se sentem desesperadas, totalmente fora do controle e estão dispostas a fazer praticamente qualquer coisa para manter o parceiro. Mas elas não têm controle sobre as decisões de ser amado.

Ver uma pessoa se arrastando pela vida, sem poder ajudá-la, dá-nos um sentimento de vazio e impotência. Se a decisão de acabar com o relacionamento foi tomada pela outra pessoa, o sentimento de rejeição que se instala no coração é o responsável pela maior parte da dor.

Pode até ser que você deseje iniciar um novo relacionamento, mas, pelo fato de já ter se machucado antes, é natural pensar: "Esqueça, a dor não vale a pena".

Então, o que fazer para se recuperar? Curta a sua dor. Ao curtir a dor - o que significa deixá-la existir -, você tem a oportunidade de expressar seus sentimentos de medo, ansiedade, raiva, tristeza, depressão e até mesmo culpa. Essas reações emocionais que surgem diante da perda maior vêm em ondas que batem em seu coração, diminuem, e depois voltam novamente.

Encare-as, admita sua existência, aceite-as e demonstre-as. As lágrimas farão parte dessa expressão e elas são um dom de Deus para aqueles que lamentam. Nunca se desculpe por elas. Você nunca precisa se desculpar por um dom de Deus. Se você é capaz de externar o choro, seja grato a Deus, pois há pessoas que somente conseguem chorar por dentro!

Expressar a dor é a oportunidade de protestar a perda. É permitir que uma parte de você diga: "Eu não queria que isso acontecesse e mudaria tudo, se pudesse!" A dor permite que você reaja contra o estrago que essa perda causou em sua vida.

Sem esse sentimento, é impossível olhar para a frente de novo.

Seu coração faz apenas uma pergunta quando um relacionamento acaba: Por quê? Mas, a medida que o processo se desenvolve, você será capaz de fazer uma pergunta: o que posso aprender com toda essa dor?

Vamos analisar os passos para a recuperação:

1. Mude o modo de se relacionar com a pessoa que perdeu. Isso significa aprender a existir e viver sem aquela pessoa em sua vida. Reformule suas atividades e refaça sua agenda para preencher o espaço criado pela perda. Saiba que algumas lembranças surgirão, mas tome a decisão de viver no presente.

2. Liberte-se do relacionamento. Diga adeus àquilo que você perdeu. Isso pode ser feito por meio de uma carta enviada ou não.

3. Perdoe a outra pessoa. Isso significa, conseqüentemente, perdoar a pessoa por toda a dor que você sofreu por causa dela. Isso leva tempo, Com o passar dos dias, surgirão novas oportunidades de suplantar o investimento emocional feito na pessoa que você está perdendo.

4. Conviva com pessoas. Não tente fazer isso sozinho. Deixe que os outros o ajudem. E, acima de tudo, compartilhe essas coisas com Deus.



Não é - nem nunca será - fácil superar a perda de alguém importante, o fim de uma relação. Mas sabendo que Deus quer o melhor para nós e que - mais cedo ou mais tarde - a dor passará, poderemos estar abertos para a vontade soberana do Senhor. Confiar em Deus e entregar a Ele nossas ansiedades, nossos desejos e nossa dor é o melhor a fazer. No tempo certo, a resposta de nossos anseios mais sinceros de encontrar a pessoa certa virá. Nunca duvide isso.

Em Cristo,

Alessandra
moderadora

15 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela mensagem! eh exatamente o que tenho vivido nos ultimos 2 ANOS!!! mas, com a fe que tenho em Deus, as vezes ate vacilante, Ele me sustenta e me da forcas para continuar e acreditar que o amor verdadeiro e certo chegara na hora que Ele tem preparado. Deus abencoe a todos

Anônimo disse...

Muito sérios os artigos postados aqui. Que continue assim.
Abraços,
William

Epsilon Orionis disse...

Agradeço a Deus por ter usado você para a Glória dele, não sou evangelico, minha ex era batista tradicional, porem estava muito envolvida com trabalho e faculdade, e o amor que ela sentia por mim, nem eu por ela, foi suficiente para que ela acreditasse e lutasse para que a gente pudesse superar isso com a graça do Senhor, uma alternativa seria orar no momento que um ferisse o outro, orassemos juntos, pedir a Deus para nos abençoar e nos dar discenimento, infelizmente ela está afastada de Deus e está pensando apenas em trabalhar, trabalhar e trabalhar, e ganhar dinheiro, mais nada, o relacionamento foi acabando no momento que ela decidiu viver em razão do trabalho, e não trabalhar para viver, estou passando por um periodo muito dificil na minha vida, pensei em até tirar a minha vida, mas estou estudando a biblia e aceitando os ensinamentos de Jesus Cristo, e pedindo para que ele tire toda a dor que sinto desse amor que não foi correspondido, e que coloque o sentimento de perdão, é muito dificil, ainda mais que eu criei toda ilusão se tratando de evangelicos... Que a paz de Jesus esteja conosco.

Anônimo disse...

Obrigada pela mensagem!!
Pois sofri muito no termino de um relacionamento que me machucou demais;Mas creio num DEUS que é fiel e sempre estará na frente da minha batalha ..
Que o SENHOR JESUS venha abençoar a todos!!!!

Anônimo disse...

Glória a Deus por sua vida!
eastou passando por isso sai de um relacionamnto magoada e ferida e acabei entrandio em outro que consequentemente nõa está dando certo que Deus continue te dando sabedoria para ajudar pessoas com eu!!

Anônimo disse...

Nunca vi tanto fanatismo como nos tempos atuais.Esses pastores só querem fazer a cabeça de vcs para melhor controlá los.A melhor forma de controle de massas é pelo sexo,tanto pela repressão quanto pela permissividade.

Bem,mas se vcs preferem acreditar, em vez de pensarem por vcs mesmos........

Anônimo disse...

O Caio Fábio não foi aquele pastor que pregava a castidade e foi pego adulterando com uma garotinha?

Vcs gostam mesmo de ser enganados.

Anônimo disse...

Esse mesmo Caio Fábio contou em entrevista no Youtube, que o Pastor Malafaia, levava 40.000 dólares do Macedo para calar a boca nas falcatruas desse.Pelo que se pode observar com clareza,nessa MÁFIA das crenças não se salva ninguém.hahahahhahaha

Anônimo disse...

A Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo, meus irmãos e leitores.

Para se preservar, sexualmente falando, é só através de oração sincera ao Senhor Deus e você procurar fazer a sua parte, afastando-se de situações irá fazer com que você fique abrasado.
Se fizer isso tudo estará resolvido, mas vai haver uma certa dificuldade no início, mas fique firme que o Senhor lhe dará a vitória. Eu sei do que estou falando, em nome de Jesus Cristo.

Unknown disse...

era a resposta q estava precisandoo......

sheila Lacaze disse...

Olá amadas e amados!!
Me converti há 6 anos. Nesse tempo de espera já passei por várias fases, a de me importar com as pressões da família e amigos, a de preferir ficar sozinha, a de buscar pela pessoa certa, a de achar (várias vezes) ter encontrado a pessoa certa, ao conhecer um rapaz de Deus, e em todas houve sempre oração. Na realidade o que sempre passa na minha mente é que os meus padrões de qualidade não são os mesmos que os de Deus, pois estamos aquém de Sua Perfeição. Deus SEMPRE me respondeu claramente quando buscava respostas, orando por algum rapaz que achava interessante, Ele sempre me livrou de frustrações.

Aonde congrego somos muitos orientados no assunto relacionamento, somos instruídos a "CAMINHAR" - que é quando o casal conversa com os líderes ou os pastores da intenção de namorar, assim estão cobertos por oração. Nesse tempo (varia de meses), há vinculo de amizade, para um conhecer o outro mais de perto, sempre andando com amigos, sem atitudes de beijar ou pegar na mão, até que Deus confirme e traga paz, aí o casal conversa novamente com os líderes, que terão acompanhado todos esse processo. Há casos que na fase do "Caminhar" percebem que não tem nada a ver os dois e permanecem na amizade, sem se frustrar sentimentalmente. Isso não é uma receita, mas um conselho que pode evitar muitas tristezas no coração. Meus pastores fizeram, meus líderes, meus amigos e deu certo, e quero assim, seguir o mesmo exemplo....Fica aí este conselho.

Beijos
Fiquem na paz!!

Anônimo disse...

Muito bom! Foi de grande ajuda!

Estou sofrendo bastante por causa de um amor não correspondido, mas creio que Deus tem algo melhor para mim.

Paz e Graça!

Unknown disse...

Deus sempre tem o melhor o correto nao e agir com a emoção pois como diz a biblia enganoso eo coração do homem..temos que orar pois da maneira que pedimos Deus nos surpreende com o melhor

paz e bençãos!

Anônimo disse...

eu estou tentando lutar muito contra o pecado da carne fasa vc tambem q consequiriamos juntos em jesus. fica na paz do senhor

Anônimo disse...

olá... amei essa mensagem, edificante! estou passando por um processo bem doloroso, é dificil encontrar respostas p/ uma dor tão grande como esta.... mas só a graça de Deus nos basta, mesmo chorando, doendo, a graça nos basta! obrigada...

Vanessa