sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Meu passado importa?


Sou cristão, mas meu passado é meio negro, já fiz de tudo, desde experimentar drogas, cigarro, bebidas e sexo. Hoje me arrependo de tudo que fiz, tenho uma namorada e a amo muito, ela sabe que já experimentei drogas, cigarros e bebidas, mas não sabe que não sou virgem. Sei que devo contar para ela, mas eu gostaria de uma ajuda de como eu devo fazer, tenho 21 anos ela tem 20, nos damos muito bem, e ela disse que do meu passado eu só tenho que me arrepender, mas sinto a necessidade de contar todo o meu passado para ela, para gerar mais confiança. Tenho 21 anos, já me arrependi dos meus pecados Ela tem 20 anos, me apoia em tudo, somos os dois da igreja Presbiteriana.


Se você fosse do sexo feminino, certamente, contar ao namorado que não era mais virgem poderia ser um problema. Nossa sociedade, apesar da tão propagada igualdade seuxal, tem dois pesos e duas medidas. Mesmo na igreja, se o rapaz não é mais virgem e se converte ninguém tem nada a dizer. Se é uma moça, todos se ressentem. Se ele já é convertido e perde a virgindade, a igreja se procupa mais com a garota que ele "deflorou"do que com o pecado cometido propriamente dito. A verdade é que, para Deus, não importa se se é homem ou mulher: sexo fora do casamento é pecado para ambos os sexos e deve ser evitado.

"Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo, em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus, e que, esta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão, porque o Senhor, contra todas estas cousas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação." (Tessalonicenses 4:3-7)

Pelo que pude perceber, você se arrependeu e não comete mais a fornicação. Glória a Deus por isso. Imagino, então, que sua apreensão em contar para sua namorada que você não é mais virgem esteja no fato do que ela sabe sobre você até hoje. Até hoje, você contou a ela tudo - ou parece ter contado - sobre seu passado negro. O que ela vai pensar quando souber que você não contou tudo?

A Bíblia é clara ao dizer que a verdade liberta. Jesus é a verdade e a libertação de todos mas a sentença pode ser entendida além. Quando estamos vivendo uma mentira, nunca temos paz. Sempre acreditamos que alguém pode nos descobrir e desmascarar sobre o que mentimos. Também sabemos - como cristãos e Filhos de Deus - que o Pai da mentira é o diabo e que aos mentioros está reservado o inferno. A omissão da verdade, como é o seu caso, tira a paz ao trazer todos os questionamentos de como será quando sua namorada descobrir.

Pois bem, creio que se ela já sabe tanto de seu passado "meio negro", como você mesmo diz, provalvelmente não terá muitas expectativas quanto à sua vida sexual. Ou seja, ela já deve imaginar que alguém que experimentou tantas coisas também já experimentou o sexo. Logo, não deverá ser surpresa. No entanto, seu questionamento está em como deve contar a ela.

Uma vez que seu objetivo é basear seu relacionamento na confiança mútua, creio que o melhor a fazer é ser sincero. Explicar a ela o que vem sentindo, o quanto deseja que ela o conheça e o ame como você é e que essa fase de sua vida ficou para trás e que hoje, em Cristo você é nova criatura e contar, de forma direta, que você não é mais virgem. Tenho certeza de que se ela te ama mesmo, isso não afetará a relação de vocês ou mudará a forma como ela te vê. Afinal, hoje você é outra pessoa.

Só não vale achar que porque você falou disso ela também tem obrigação de falar de sua vida sexual e sobre tudo que aconteceu antes de vocês se conhecerem (inclusive ex-namorados e coisas do genêro). A decisão de se abrir é pessoal e cada um lida de forma diferente com seu passado. Uns preferem nem tocar no assunto, preferem esquecer; outros - como você - querem deixar tudo às claras e não têm dificuldade nenhuma em contar tudo. Respeitar o espaço do outro e as diferenças que possam existir é mais uma característica do amor.

Aconselho também que você não se aproveite dessa conversa para falar à sua namorada os detlahes de sua vida sexual. Se é isso mesmo que você deseja, contar a ela, voc6e deve apenas contar que não é mais virgem. Dispense os detalhes e as confidências sobre o que você fazia ou deixava de fazer. Isso certamente não contribuirá em nada para a santificação do namoro de vocês além do que pode trazer à tona vontades e idéias de coisas que vocês não podem fazer antes de casados.

Que Deus possa lhe estar com você em todas suas decisões,

Alessandra de Oliveira
moderadora


Sugestão de grupos de estudos para solteiros


No próximo ano pela graça de Desus irei trabalhar em minha igreja com a rede de solteiros adultos na idade 25 anos em diante. Você poderia me dar alguma informação de como começar este trabalho? Gostaria que você me desse sujestões sobre temas para debates e até mesmo sujestões de dinâmicas a serem feitas. Me cadastrei no grupo de solteiros cristãos e tenho recebido seus boletins. Eles tem sido uma benção para mim e gostaria se possível qque você me enviasse formas de trabalhar com este grupo.Sabendo que não é um grupo muito fácil de se trabalhar, porque são pessoas independentes. Espero a sua sugestão e desde já agradeço pela sua atenção.



Fico muito feliz em saber que Deus confiou a você o grupo de solteiros da sua igreja. Certamente, será uma grande reponsabilidade mas o Senhor é fiel e estará contigo nessa missão. Lembre-se sempre de pedir a orientação de Deus, ore bastante e devore a Bíbilia. Também é importante que você consagre sua vida e não dê brecha ao diabo. Agindo assim o nome do Senhor será glorificado através de seu ministério.

Pra começo de conversa, você pode utilizar os textos e aconselhamentos da lista para ter uma idéia de quais são as maiores dúvidas dos solteiros. E quando for reproduzir os textos, lembre-se de colocar o nome do autor e o lugar de onde foi retirado. Além disso, estive pensando sobre isso e acho que você pode fazer uma abordagem diferente do universo dos solteiros, baseado na Bíblia.

MInha sugestão é que você comece agora, para que ano que vem já tenha algum material pronto, a fazer uma análise, baseada nos personagens bíblicos, das diversas formas de se encarar a solteirice e sua passagem para a vida de casado.


Por exemplo:

- Sansão, que selou seu destino ao escolher se casar com uma mulher fora de seu povo;
- Jacó, e seu exemplo de dedicação e amor a Raquel;
- O amor de Isaque e Rebeca;
- Paulo e seus conselhos para solteiros;
- José, que não sucumbiu ao pecado e a lascívia da esposa de seu patrão, e todos os outros que você puder encontrar.

Acredito que estudando a vida dos personagens bíblicos e como estes se relacionaram com a questão de ter alguém, você encontrará muito da vontade de Deus para a vida dos cristãos de hoje.

Além disso, creio que um aspecto da vida do cristão solteiro que muitas vezes é esquecida é a questão da felicidade de se ser solteiro. Muitas vezes, muito se discute sobre as tristezas de não se ter alguém e como fazer enquanto não o certo alguém não chega, passando por dicas de como se encontrar alguém. Tudo isso é válido e saudável mas é importante que aqueles que confiam e tem o centro de sua vontade no Senhor e são solteiros saibam que são solteiros pela graça e vontade de Deus. Cabe a cada um se perguntar o que podem fazer de melhor em sua vida enquanto esse estado durar. Muitas vezes, a pessoa passa tanto tempo murmurando e sofrendo pelo que não tem que acaba não vendo todas as virtudes da vida de solteiro e a felicidade de esperar em Cristo.

Espero que minhas sugestões possam te ajudar e se vc fizer os estudos sobre os personagens bíblicos não deixe de me enviar os estudos, ok?


Alessandra de Oliveira
moderadora


O que pode ou não pode no casamento


Após o casamento, existe algo na relação a dois que seja pecado como sexo anal, sexo oral, uso de fantasias e outras coisas mais?



ORIENTAÇÃO PARA UMA VIDA SEXUAL SADIA

I. A ATIVIDADE SEXUAL NA NATUREZA:

Sua finalidade é garantir a manutenção das espécies de seres vivos. É por isso que o impulso sexual é algo tão forte. A energia sexual é seguramente a energia biológica mais poderosa que existe, pois é através dela que nos tornamos parceiros de Deus no processo da Criação. É a única energia natural capaz de gerar Vida (Gn. 1.22,28).

O Sexo na espécie humana e nas demais espécies de seres vivos: a diferença está no fato de que o ser humano é o único animal que usa o sexo não só para procriar, mas como fonte de prazer e expressão de amor. Grifamos a conjunção "e" para realçar o fato de que as duas coisas vêm necessariamente juntas: à luz da Palavra de Deus, o sexo apenas como fonte de prazer torna-se pecaminoso, como veremos no decorrer do estudo.

1.- O plano de Deus para a sexualidade humana: à luz de Gn. 2.24 e Mt. 19.3-11, compreendemos que o plano de Deus é que o ser humano exerça sua sexualidade no plano de companheirismo entre o homem e a mulher numa parceria de vida, e não só de sexo. Uma união tão completa que torna dois indivíduos de sexos opostos partes de uma unidade que, idealmente, deve ser indissolúvel (ver também I Co. 7.4).

A importância que a Bíblia dá à relação sexual fica clara no texto de I Co. 6.16, onde podemos perceber que o vínculo criado por esse relacionamento é intenso, mesmo quando exercido de modo leviano e irresponsável. A intimidade compartilhada gera uma espécie de compromisso implícito, que a qualquer momento pode surgir na forma de cobranças afetivas ou materiais.

2.- Erotismo x pornografia: Há uma diferença básica entre estas duas palavras, embora elas venham sendo usadas hoje em dia praticamente como sinônimos. Erotismo é o conjunto de sensações e impulsos que nos impelem à atividade sexual. Dentro de um relacionamento sexual sadio, os estímulos eróticos, como beijos e carícias, fazem parte do "jogo do amor", e levam a sensações e experiências muito agradáveis. Pornografia, por outro lado, é o mau uso do erotismo, levando a práticas sexuais erradas e pervertidas: o estímulo à prostituição, ao homossexualismo, etc. A confusão de erotismo com pornografia tem levado muitos crentes a deixarem de exercer e aproveitar as práticas eróticas normais, como se o erotismo em si mesmo fosse pecaminoso. Ver I Tm. 4.1-5 e Tt. 1-15. A este respeito, citamos Robinson Cavalcanti em seu livro Libertação e Sexualidade:

"O que pode o ser humano fazer com a sua sexualidade:
Realizá-la:

de forma estável, comprometida e heterossexual (ideal) - o que nem sempre é possível, por fatores interiores ou alheios à vontade (falta de condições, falta de parceiros, etc.);
de forma instável, não comprometida ou mecânica com relacionamentos heterossexuais sucessivos e superficiais;
de forma homossexual, instável ou estável, o que não é recomendável;
de forma isolada pela masturbação.

Reprimi-la: violentando a natureza, o que traz conseqüências negativas;

Sublimá-la: canalizando a libido para atividade alternativas e compensatórias, de forma temporária ou permanente, quando possível.

A culpa é um ponto de encontro entre a Teologia e a Psicologia. A Graça pode ser outro ponto de encontro, que substitui o anterior. A culpa, quanto à sexualidade, tem afetado a saúde mental de milhares de pessoas, inclusive cristãs. De onde, então, pode se originar o sentimento de culpa?

do Espírito Santo, quando nos procura convencer "do pecado, da justiça e do juízo", sintonizado com a Palavra e impelindo à Graça, ao perdão e à restauração;

do maligno, quando, até usando a Palavra, procura manter as pessoas derrotadas, presas, auto-destruídas;

da cultura, das tradições, dos ambientes, que alimentam negativamente o nosso superego.

Devemos, também, procurar distinguir o pecado da mera tentação, pois a tentação é parte do dia-a-dia da humanidade, e o próprio Senhor foi tentado.

A Igreja, como comunidade terapêutica, deve ser ministradora da Graça, visando o perdão e a restauração, visando a construção e a maturidade, visando a santidade e a sanidade, o que implica na aceitação do outro e no exercício do amor. O amor é o maior canal da Graça."

3.- Há erotismo na Bíblia? Leia-se Pv. 5.15-20; Ct. 1.2; 4.10,11; 7.9-12. É fácil perceber, por estas passagens, que o erotismo é parte natural e agradável da vida humana, em nada afastando o Homem do seu Criador.

Podemos notar, por esta primeira parte do estudo, que a sexualidade e o erotismo são bênçãos que Deus nos dá, e não pecados em si mesmos. Como, então, a sexualidade pode se tornar um fator de afastamento de Deus? Passamos então a analisar o

II. COMPORTAMENTO SEXUAL FORA DO PLANO DE DEUS

Procedimentos "normais" do ponto de vista exclusivamente biológico (ou seja, envolvendo duas pessoas de sexos opostos, numa relação pênis/vagina); podemos analisar dois tipos de situação:

Relações sexuais antes do compromisso conjugal: quando o casal ainda não tem condições de maturidade, estabilidade financeira e psicoafetiva, quando ainda não é possível assumir um com o outro o compromisso de parceria de vida, e não só de sexo. Este tipo de situação ocorre:

para adquirir experiência: o jovem ou adolescente acha que precisa aprender antes de comprometer-se com o (a) futuro (a) companheiro (a);

por amor, entre namorados. Neste caso, freqüentemente há o compromisso afetivo mas não existem condições de se assumir o compromisso conjugal. O casal sente que "um pertence ao outro", e a atração é muito forte, e sempre muito difícil de resistir.

A Palavra de Deus adverte expressamente contra a prática do ato sexual sem o compromisso conjugal. Ver Dt. 22.20,21,28 e 29. No segundo livro de Samuel, no capítulo 13, há a história de Amnom e Tamar (ambos filhos de Davi, mas de mães diferentes), em que Amnom sente fortíssima atração pela meia-irmã, e a seduz. O relato bíblico diz que "Depois Amnom sentiu por ela grande aversão, e maior era a aversão que sentiu por ela, que o amor que ele lhe votara". Este é um fato comum: um dos parceiros passa a desprezar o outro (mais freqüentemente o rapaz despreza a moça), e o relacionamento, inicialmente bonito, correto e saudável, dá lugar a tristeza, humilhação e sofrimento.

Como resistir? A receita bíblica é o autocontrole, fruto do Espírito: I Ts. 4.3-8; I Co. 13.7; Gl. 5.23. Ver também a advertência aos jovens, em Ec. 11.9.

a) Relações sexuais extraconjugais: o adultério.

A Bíblia proíbe expressamente a prática do adultério, sendo esta proibição um dos dez mandamentos (Ex. 20.14). Na lei mosaica, este pecado era punido com a pena de morte (Dt. 22.22-27).

Salomão, no livro dos Provérbios, adverte contra esta prática: Pv. 7.7-23.

É comum o adúltero achar que pode justificar-se argumentando que a atração que sente pela outra (ou o outro, no caso da mulher) surgiu como uma coisa espontânea, "honesta", até bonita. Isto é uma ilusão. Há no adultério uma dupla deslealdade: para com o cônjuge, que está sendo traído, e para com o companheiro ou companheira clandestina, com quem não se pode assumir nenhum compromisso definitivo, a não ser à custa de romper o vínculo com o parceiro original.

A gravidade do adultério como pecado compreende-se claramente pela importância que Jesus lhe dá: na ótica do Mestre, é a única justificativa aceitável para o processo de divórcio (Mt. 19.9).

b) O incesto, ou relação sexuais entre parentes íntimos, também é expressamente reprovado na instrução dada por Deus a Moisés (Lv. 18.6-16).

c) Relações sexuais sem amor, sem comprometimento mútuo, pelo simples prazer, ou em troca de dinheiro ou favores especiais (por interesse). No primeiro caso, falamos em fornicação, e no segundo, em prostituição.

Desvios ou aberrações do comportamento sexual: já mencionamos acima que a relação sexual normal do ponto de vista biológico envolve duas pessoas de sexos opostos, sexualmente maduras, isto é, cujo organismo está pronto para o ato da procriação. Qualquer relação fora deste padrão já não envolve apenas questões éticas, mas sim condições patológicas: doenças da mente e do espírito. Em Lv. 18.22,23, e Rm. 1.26,27 compreendemos a gravidade deste tipo de comportamento. Conhecemos vários tipos de aberração:

d) Bestialismo ou zoofilia: a prática de relações sexuais com animais.

e) Pedofilia: a atração anormal por crianças ( criaturas ainda não sexualmente maduras).

f) Necrofilia: a prática de relações sexuais com cadáveres.

g) Homossexualismo: o relacionamento sexual com pessoas do mesmo sexo.

h)Sexo anal: a relação sexual com penetração no ânus em vez da vagina. Biologicamente, o ânus é um orifício de saída, não de entrada. O material contido na ampola retal, que é a última parte do intestino e que desemboca no ânus, é cheio de bactérias, cuja presença é normal no local mas nas vias urinárias pode levar ao aparecimento de lesões e infecções às vezes graves. Além disso, é uma relação mais traumática, causando freqüentemente escoriações e fissuras por onde podem entrar microorganismos atingindo a corrente sangüínea e causando doenças como a AIDS.

É interessante a maneira como Robinson Cavalcanti analisa os desvios do comportamento sexual, no livro já citado acima:

"Há um certo consenso na ética cristã de que:

a) por certo Deus destinou o ser humano a buscar a realização sexual com outros seres vivos. A necrofilia, ou atração sexual por cadáveres, fere esse padrão;
b) Deus destinou o ser humano à realização sexual com outro ser da mesma espécie. A zoofilia, ou atração sexual por irracionais, fere esse padrão;
c) Deus destinou o ser humano à realização com o sexo oposto. O homossexualismo, ou atração pelo mesmo sexo, fere esse padrão;
d) Deus destinou o ser humano a se realizar sexualmente por livre manifestação de vontade. O estupro, ou relações sexuais à força, fere esse padrão;
e) Deus destinou o ser humano à realização sexual por amor. A prostituição, ou relação sexual mediante remuneração ou recompensa, fere esse padrão;
f) Deus destinou o ser humano a relacionamentos estáveis, que crescem e se aprofundam. A fornicação, ou relacionamentos sexuais efêmeros e sucessivos, fere esse padrão;
g) Deus destinou o ser humano a relacionamentos na amplitude da espécie. O incesto, ou relacionamento sexual com parentes próximos, fere esse padrão;
h) Deus concebeu a atividade sexual como um ato de comunicação interpessoal. A masturbação, ou auto-realização sexual solitária, quando opção permanente de um egoísmo sexual, fere esse padrão;
i) Deus deixou ao ser humano a incumbência e a capacidade de reprodução da espécie. Ele é a fonte da vida e condena a morte. O aborto, ou destruição do ser enquanto ainda no útero, fere esse padrão;
j) Destinou Deus o ser humano a fazer da atividade sexual um ato construtivo de afeto. O sadismo, ou prazer em fazer sofrer, e o masoquismo, ou prazer no sofrer, com suas agressões e mutilações, fere esse padrão;
k) Destinou Deus o ser humano à integração da sua sexualidade com equilíbrio, dentro de uma pluralidade de atividades e interesses. A lascívia, sexocentrismo, sexomania ou obsessão sexual, fere esse padrão."

Todo desvio de conduta é conseqüência da negação de Deus por parte do ser humano (Rm. 1.21-32).

Em 1 Co. 6.9,10 há uma lista de tipos de pessoas que não podem herdar o reino de Deus: "nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus".

É claro que isto não significa que não há esperança para os adúlteros, homossexuais, fofoqueiros, furadores de fila, pão-duros, etc. Porém, é uma ilusão perigosa achar que Jesus vai garantir salvação sem conversão. Devemos respeito a essas pessoas enquanto seres humanos, mas não podemos, por exemplo, pedir que Deus abençoe uma união homossexual sob o pretexto de que "é uma relação de amor"(!). Imitando Jesus, devemos amar o pecador, mas não o pecado.

Felizmente, em Jesus há esperança para todas estas pessoas (1 Co. 6.11).

Para terminar o nosso estudo, analisaremos agora a

III. ATITUDE DO CRISTÃO DIANTE DO PECADO E DO PECADOR

Atitude errada: o legalismo (Cl. 2.16-23). A postura dos "crentes" tem sido tradicionalmente assim. Estamos sempre prontos a apontar o dedo, a julgar e a condenar, apesar de todas as advertências da Palavra de Deus contra este hábito (Rm. 2.1; Tg. 2.8-13; Lc. 18.9-14).A Igreja tem um Código de Disciplina que tem sido aplicado com extremo rigor e sem misericórdia no caso dos pecados sexuais, e de maneira branda ou mesmo nenhuma no caso de intrigas, fofocas maldosas, atitudes desonestas, etc. Membros têm sido afastados do convívio dos crentes por causa da disciplina mal aplicada. Muitos, por não terem ainda maturidade espiritual, têm se afastado de Deus por confundirem a "justiça" da igreja com a Justiça de Deus.

Não queremos dizer com isto que o Código de Disciplina é supérfluo ou está errado, mas que ele tem sido aplicado de maneira totalmente distante dos propósitos de Deus. Punições como suspensão ou exclusão da comunhão só devem ser aplicadas em casos de membros não arrependidos e reincidentes contumazes apesar das exortações feitas com amor.

A disciplina de Deus está bem exemplificada na história de Davi (2 Sm. 12.1-25). Tendo cometido o duplo crime de adultério e assassinato, Davi é exortado e depois informado que tem o perdão de Deus, mas não pode fugir às conseqüências do seu pecado. E a sua atitude é exemplo para todos nós.

A atitude correta:

i) A atitude de Jesus: o episódio da mulher adúltera nos dá o exemplo (Jo. 8.1-11). Ficam claras a Sua misericórdia para com a pecadora, sem tornar-se cúmplice ou conivente com o seu pecado ("Vai, e não peques mais").

j) A "receita" bíblica para a nossa atitude: Gl. 6.1-5).

Encerramos este estudo com uma afirmação de fé: talvez muitos de nós tenhamos em nosso passado algum pecado, de ordem sexual ou não, do qual nos envergonhamos. Mas podemos confiar na promessa de Deus em Sua Palavra: "Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus (1 Co. 6.11).

Que a Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós.

Retiradop do site www.estudosbiblicos.com
(autor: Cláudio Lysias)


Ficar é pecado? Por quê?





Sempre que encontro um texto escrito por cristãos que atendam às perguntas que recebo, corro para salvar e guardar para uma outra oportunidade. Entendo que em muitos assuntos, homens e mulheres de Deus mais experientes têm feito um ótimo trabalho e texto abaixo é um desses exemplos. Ele foi retirado do site Assembleiano. Ele vem respondendo a muitas perguntas sobre o ficar. A maioria das pessoas têm a sensação de que ficar não é algo correto para o cristão, mas nem todas sabem bem o porquê. Hoje em dia, "ficar com alguém" é normal e aceito pelos jovens e pela sociedade. Em nossas igrejas, a cada dia aumenta a proporção de jovens e adolescentes que ficaram entre si, muitas vezes sob os olhos complacentes da liderança que prefere não interferir por entender que isso é uma fase e faz parte da vida. Talvez por isso, mais de 60% dos jovens cristãos tenham relações sexuais antes do casamento.

Espero que este texto possa ajudá-lo a entender porque não é conveniente ao cristão "ficar" com alguém. Não deixe de conferir no final da página, outro texto sobre o mesmo assunto.

Que Deus abençoe você em suas decisões.

Em Cristo,

Alessandra de Oliveira






Como resistir ao ficar?
(Célia Rodrigues Freitas para o site http://www.geocities.com/assembleiano)


Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... `E daí que surge o "FICAR".

O "FICAR" é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério.

Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ".

Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.

Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo "FICAR", como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...

SAIBA QUEM VOCÊ É.

Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Ca 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO . 5:11-12 ).

PROCURE ENTENDER
A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA.

Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao "FICAR" é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17 ). De uma lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I TES 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).

Há muitos mandamentos na BÍBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.

Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na BÍBLIA, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios BÍBLICOS, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. Idôneos e ungidos.

Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo.
Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).

SAIBA SELECIONAR SUAS AMIZADES.

Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.

Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao "FICAR" é quanto a escolha de suas amizades ( PV 22:11).

Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.

Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.

Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros p/ o que der e vier.

Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo.

Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas ( I CO 15:33 ). Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses ( JO 15:12-13, MA 10:45 ), mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.

Aceite e confie no outro ( RM 15:7 , PV 16:2 ) saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espirito Santo, seja um amigo que edifique os outros.

Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendido ( EF 4:156 , RM 8:1 , EF 4:32 ). Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I JO 3:16 ).

Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao "FICAR". E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo.
Portanto, esteja consciente se sempre ser " A PESSOA CERTA " e Deus também lhe fará encontrar " A PESSOA CERTA" para aprofundar seus relacionamento ( SL 37:3-7 ).


Paquerar é pecado?





O texto abaixo foi retirado do site BibliaWorldNet e é bem esclarecedor quanto ao assunto "paquera". Apesar de falar a um público adolescente serve para todas as idades e deve ser entendido a luz da Palavra de Deus - que é amplamente citada. Como veremos em seguida, paquera é algo normal e válido se por trás dela há um objetivo saudável.

Cabe a cada um, não só nesse aspecto mas em todos de sua vida, agir sempre para a glória de Deus. Certamente, essa deve ser a balança que mede nos sas atitudes: O que estamos prestes a fazer é para glória de Deus? Em caso de dúvida, o melhor é esperar. Agir por impulso sem a certeza de que Deus está sob controle da situação é sempre um risco. E se você tem a certeza de que ao paquerar alguém, desse ato, não haverá glória para o Nome do Senhor... não faça.

Que Deus abençoe você e que sua paquera possa ser o início de um relacionamento no Senhor.

Em Cristo,

Alessandra de Oliveira






A PAQUERA

INTRODUÇÃO

O Brasil é muito grande ! Temos a benção de podermos nos comunicar em uma única língua : o português. Mas apesar da língua única, a INTERPRETAÇÃO de algumas palavras, pode variar dependendo da região do país.

Assim sendo, se em sua região a palavra "paquera" é pejorativa ou não é muito bem vista, perdoe-nos e aceite esta explicação : usaremos a palavra "paquera", como é entendida na maior parte do Brasil. Ou seja, é o mesmo que nossos avós chamavam de "flerte" (o ato de observar alguém "interessante", visando uma possibilidade de namoro). Apenas neste sentido e nada além disto, OK? Agora, podemos começar !

1. UM SENTIMENTO ESPECIAL

Por todo o Reino Animal, encontraremos uma atração que envolve dois sexos. Macho e fêmea sentem-se atraídos um pelo outro. Mas na categoria dos "animais racionais" (os seres humanos), algo especial acontece, que vai muito além do "instinto selvagem": é o sentimento afetivo que envolve os dois.

A paquera se encaixa neste fato. Homem e mulher sentem-se atraídos um pelo outro, mas algo diferente ocorre, com uma certa sensação de conquista, que tem um aspecto interessante: O OLHAR !

Olhos se cruzam, um certo charme "paira no ar", e aquele sorriso discreto, traz um clima de expectativa e surpresa. Tudo acontece tão intensamente !

A paquera é um comportamento que caracteriza a Adolescência. É a descoberta do sexo oposto, impulsionada pelos hormônios que começam a atuar em seu corpo. Todo esse processo é uma prova de que o corpo do adolescente está funcionando bem. No entanto, o que se faz com o corpo, deve ter os limites estipulados pela Bíblia, quanto à ética e a moral.

2. PAQUERA "SAUDÁVEL"

A paquera saudável é aquela onde tudo acontece naturalmente. Você está com um grupo de amigos conversando e de repente, alguém interessante aparece! Você começa a dar uma atenção especial à pessoa. Papo vai, papo vem... e como você está "solteiríssimo(a)", esperando no Senhor alguém para amar, acaba gostando da história.

É o momento para conversar, conhecer o outro, encontrar afinidades, saber seus sonhos e alvos. Mas sempre de uma forma discreta, pura e sem malícia. Apenas o descobrir de uma nova amizade, sem a preocupação de um envolvimento físico. Assim, depois de muita observação de valores, talvez possa se chegar à conclusão sobre se "vale ou não à pena" investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela.

Podemos dizer que a paquera é a "ante-sala" de um namoro. Este primeiro momento é decisivo, para continuar ou não com a idéia. Algumas vezes, acontece do outro nem perceber que foi alvo de suas intenções. Numa pequena troca de idéias, você já percebe que não daria certo, um namoro entre vocês. Alguns dizem : "Não deu liga !", "Não virou !" ou então "Não houve empatia !"

Por outro lado, você também pode se surpreender. A cada momento que o papo se prolonga, o entusiasmo toma conta. Você dá a entender que gostaria de conversar novamente e convida para no próximo Sábado, ir à reunião de jovens da sua Igreja.

3. PAQUERA "PREJUDICIAL"

Pode um momento tão emocionante como este, ser prejudicial ? Deus faz um comentário "preocupante", sobre o coração do homem, quando fala ao profeta Jeremias:

Jr 17:9-10 : "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá ? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações."

O coração do homem é enganoso. Uma coisa simples, pode transformar-se em algo negativo, que pode magoar e deixar marcas. Analisando a paquera, à luz de alguns textos e princípios bíblicos, podemos dizer ela é prejudicial, nestas situações :

a) QUANDO NÃO TEM UM IDEAL : desperta expectativas no outro e na hora "H", pula fora sem assumir o que fez e ainda diz: "Foi uma brincadeira, você é que entendeu mal, você leva tudo a sério...".

Pv 26:18-19 : "Como louco que lança fogo, flecha e morte. Assim é o homem que engana o seu próximo e diz : fiz isso por brincadeira".

b) QUANDO HÁ UMA INTENÇÃO IMPURA : quando ocorre este caso, a pessoa quase sempre começa a paquera, com o principal pensamento na atração e sedução física, no desejo sexual e na malícia.

Mt 5:27-28 : "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu porém vos digo : qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela."

c) QUANDO ENVOLVE DEFRAUDAÇÃO : cria-se uma ilusão, desperta-se um desejo físico no outro, que você sabe que não poderá ir adiante, por não ser namorado da pessoa. Isso é o que a Bíblia condena e chama de DEFRAUDAÇÃO.

1Ts 4:6-7 : "e que nesta matéria, ninguém ofenda, nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus, não nos chamou para a impureza e sim para a santificação."

4. TODO O CUIDADO É POUCO

Já dizia o poeta : "a maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher, sem a intenção de amá-la." Esta frase diz respeito aos homens, mas também é valida para as mulheres. Portanto, todo cuidado é pouco.

A sensatez é uma das grandes virtudes. Usar a paquera para enganar, afirmar-se e sentir-se seguro, é covardia e egoísmo. Não condiz com a integridade de alguém que quer levar Deus a sério.

O importante nos contatos e relacionamentos é desenvolver uma amizade sadia. Buscar conhecer o outro sem malícia e "segundas intenções". Aí sim, valerá a pena ! Grandes amizades podem surgir de uma paquera, que talvez nem venha a se tornar um namoro !

Acima de tudo, devemos pensar no período "após" a paquera. Poder olhar para si mesmo e para o outro, sem ter do que se envergonhar. Ter condição de poder continuar a desenvolver o contato como amigos, ou até futuramente pensarem em um namoro.

O maior desafio é saberem lidar com os seus sentimentos e de maneira alguma ferir os sentimentos do outro. Devemos "entrar e sair" da paquera, como pessoas APROVADAS POR DEUS !

Pv 15:3 : "O Deus eterno vê o que acontece em toda a parte; ele está observando todos, tanto os bons, como os maus."(BLH)

Percebeu a responsabilidade ? Não adianta querer trapacear. Deus conhece o seu coração e está observando a sua atitude.

Na Adolescência, paquerar é algo comum e até pode ser uma atitude positiva. Mas necessita de muito domínio próprio e responsabilidade. ESTE É SEU GRANDE DESAFIO !


(Sérgio e Magali Leoto)


Palavra para quem está esperando no Senhor




Graça e paz! Gostaria de receber algum tipo de estudo ou
aconselhamento para aqueles que esperam no Senhor
por seu companheiro e que encontram-se um pouco ansioso.





Todos aqueles que estão sozinhos, esperando no Senhor, deveriam não
só decorar, mas trazer escrito em seus coraçãoeszinhos ansiosos
aquela passagem da Bíblia:

"Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem
pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e
o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam,
nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto
mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode
acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as
coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os
lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que
nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E,
se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada
no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis,
pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis
inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas
vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e
todas estas coisas vos serão acrescentadas."
(Lucas 12:22-31)

Se Deus nos promete o que comer e beber, certamente, muito mais Ele
nos dará com quem casaremos e passaremos o resto de nossas vidas,
não? No entanto, todos, dos mais novos aos mais velhos, em alguns
momentos de sua vida de solteiros (e outros durante toda ela), ficam
ansiosos sobre o assunto.

A pessoa olha em volta e parece que todo mundo tem alguém, menos ela.
De incrédulos a crentes, dos mais novos aos mias velhos, todos os
amigos, parentes e conhecidos parecem estar namorando, noivos ou em
vias de se casar. Por que, então, só ela continua sozinha?

A verdade é que ninguém tem a resposta para isso mas a Bíblia nos dá
ótimas dicas. Existe tempo para tudo... Para encontrar alguém e para
se estar sozinho, para se estar apaixonado e não se estar, para ser
solteiro e para se casar. E se você opta por confiar em Deus e sua
promessas (e não tomar o problema em suas mãos e resolvê-lo a
qualquer custo), no momento certo, o momento de Deus, as coisas
começam a acontecer.

O melhor a fazer, ao invés de se deixar envolver pela nuvem de
ansiedade que ronda a cabeça dos solitários, é confiar. Parece obvio,
mas às vezes esquecemos que Deus está sob controle e onde não podemos
ver (no mundo espiritual) Ele está agindo. Veja como:


- Peça a Deus em oração a pessoa que você espera. (Mais? Alguns
dirão.) Parece óbvio, mas é surpreendente que ainda existam pessoas
que esperam ser abençoadas na vida sentimental mas não oram por isso.
Se você não tem uma vida regular de oração, esse é um ótimo momento
para começar. Se você já tem, mas nunca orou sobre isso - ou orou e
desanimou - chegou a hora de pedir o que você deseja tanto a Deus.

São muitos os que querem encontrar alguém para ser feliz a dois mas
não oram sobre isso. São pessoas que oram pela cura, pela vida
financeira, pela sua vida espiritual, buscam o Senhor pelos seus
familiares e amigos e intercedem continuamente pelos problemas à sua
volta. Mas sobre esse aspecto de sua vida, ela simplesmente espera
que Deus dê sem ela pedir. Claro, Deus sabe de todas as coisas, mas
ele diz em sua Palavra:

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á."
(Luc.11:9)

Então, peça a Deus. Ore pedindo exatamente a pessoa com quem você
quer se casar. Não seja abstrato dizendo coisas como "quero uma
pessoa de Deus" ou "o que o Senhor quiser está bom". Claro que o que
o Senhor quiser será ótimo e que deve ser uma pessoa cristã, mas se
você não diz o que quer como saberá que é quando receber? Fale a Deus
de seus sonhos, seus desejos mais profundos, descreva o que você
gostaria de encontrar nessa pessoa, como gostaria que ela fosse (por
dentro e por fora), não seja tímido diante de Deus. Fale o que você
deseja deseja, confiando que Deus lhe dará o melhro de tudo. E quando
finalmente ela chegar, você saberá que está recebendo a resposta de
sua oração.

- Enquanto você está roendo unhas pensando onde seu par perfeito deve
estar, em alguma parte desse planeta a pessoa que se casará com você
está vivendo sua vida. Use seus momentos de ansiedade e tensão para
orar pela vida dela. Para que Deus possa fortalecê-la, possa fazer
dela mais e mais parecida com Cristo, para que Deus possa confirmar
em seu coração que bem aqui, onde ela nem imagina, você está pensando
nela e orando para que o dia que vocês devam se encontrar chegue
logo... Para que possa resistir às tentações e esperar em Cristo por
você. Para que tenha boa saúde e uma vida próspera. Afinal de contas,
logo, logo será a vida de vocês.

- Ore também a Deus para completar a Sua obra em você. Você
certamente quer a melhor pessoa de Deus que você pode imaginar, não
é? Alguém que ame a Jesus acima de tudo, que deseje servi-lo de todo
coração, que seja temente a Deus e tenha um coração segundo o do
Senhor. (Se você não deseja uma pessoa assim é hora de começar a
rever o que está querendo para você) Uma pessoa que o ame muito e
possa ser feliz ao seu lado com Jesus no centro da relação. Se
possível - e é - que seja uma pessoa atraente aos olhos (os seus) e
que seja divertida e amiga. Alguém, aos seus olhos, perfeita.

Pois bem, todos os seus desejos são legítimos e estão dentro da
vontade de Deus para sua vida, mas, pense só... Se essa pessoa
chegasse hoje em sua vida... será que você seria a pessoa que ela
desejaria ter ao seu lado?? Não, não é para você desistir ou
desanimar, mas para você pensar que essa pode ser uma das razões
possíveis para que vocês ainda não tenham se encontrado. Deus quer
completar o que começou em você, assim como está completando em algum
lugar na pessoa que você encontrará, a obra que começou quando salvou
cada um de vocês. Assim quando vocês se encontrarem estarão prontos
para esse momento. Enquanto isso, busque o melhor de Deus em você.
Busque ser o melhor possível em todos os aspectos de sua vida. Estude
a Palavra de Deus com entusiasmo e perseverança, mantenha um momento
diário de oração e estudo, freqüente a igreja com regularidade,
desenvolva os dons que Deus lhe deu, faça diferença para o mundo em
que você vive! E quando você menos esperar, o momento chegará. E você
perceberá que terá valido esperar cada segundo.

Não há porque ficar ansioso. O Deus mais amoroso, justo,
misericordioso e bom que poderia existir está cuidando de suas
necessidades pessoalmente. Busque o Seu reino e sua justiça e TODAS
as outras coisas - incluindo o amor de sua vida - lhe serão
acrescentadas.

E não se esqueça que cada dia é um dia mais perto do dia em que vocês
se encontrarão. Isso não é o máximo????



Fique com Deus, continue orando, persevere em buscar no Senhor a
pessoa certa e aja. Não fique trancado(a) em casa, esperando que
alguém bata em sua porta e lhe peça em casamento. Saia, passeie,
congregue com irmãos e amigos; viva sua vida com a liberdade e a
alegria que só Jesus pode dar.




Em Cristo,

Alessandra de Oliveira
moderadora



Pra você meditar:
"Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará."
(Sal.37:4-5)


Estou só e infeliz






.Tenho 20 anos, sou cristã e universitária (faço o curso de letras).
Eu passei por uma adolescência muito confusa por não ter o
conhecimento que hoje tenho de Deus mas nunca utrapassei limites por
ter um pai rigoroso e ausente, que aos meus 8 anos se divorciou de
minha mãe. Sempre fui a que dava recadinhos aos namorados de minhas
amigas, vigiava para que os ninguém os vissem namorando porém eu
nunca fui namoradeira. Quando me tornei cristã pude receber o
refrigério do Senhor sobre meus atos e creio firmemente que nada
ficou em meu coração, entretanto, sei que o diabo adora usar este
fato para tentar me abater, pois até hoje nunca namorei por estar
esperando a vontade de Deus. Sofro perseguições e humilhações na
faculdade e entre amigos seculares, eles não entendem o fato de
esperar a vontade de Deus, mas algumas vezes, me sinto feia e
desinteressante, não sei como agir quando estou com garotos que me
interessam, não tenho assunto, me sinto vazia, culpando-me por isso.
Sei que tudo ocorre no tempo de Deus, todavia não sei como devo agir,
isso é normal acontecer? Além de orar, qual procedimento devo tomar?
Creio que a palavra oração significa orar + ação, por isso gostaria
de sua ajuda para responder e me auxiliar nessas dúvidas que são
constantes.

2.Tenho 20 anos, sou cristão desde meus 12 anos, vivi a minha
adolescência (agora juventude) na presença de DEUS, sempre
trabalhando na obra(atualmente sou levita). Durante metade desse
tempo sempre esperei no Senhor minha namorada, evitei manter contato
com meninas do mundo. Tive meu primeiro beijo com 16 anos em um
retiro espiritual de carnaval. A menina era de outra cidade e nunca
mais a vi. Meu primeiro amor se foi. Depois disso, fiquei com algumas
poucas meninas do mundo, foi só por experiência, jamais tive uma
relação sexual. Não é essa a questao ou problema. O que acontece é
que não tenho visto saída para conseguir uma namorada ou descobrir
aquela que DEUS escolheu para mim. Minha igreja é pequena(cerca de
100 membros, uns 20 jovens). Isso dificulta eu conseguir
minha "Rebeca", embora creio que DEUS faz aparecer as coisas da onde
Ele quiser. Gostaria de saber se eu deveria tentar encontrar minha
benção no mundão ou esperar ela cair do céu (especificamente dentro
da minha igreja). Não é uma pergunta irônica, mas preciso muito de um
conselho dos irmãos. Atualmente não tenho tido muita alegria em
minha vida(se não fosse o Espírito Santo em me alegrar), falta um
amor...já está sendo mais do que uma necessidade amar.




Seja com 15 ou 40, estar sozinho e esperando no Senhor nunca é fácil.
Você olha em volta e parece que todo mundo tem alguém e só você está
sozinho.

A verdade é que, em uma sociedade onde o amor romântico é tão
valorizado ficar sozinho é quase estar à margem da normalidade. A
família pergunta, os amigos perguntam, seu coração pergunta. "E aí,
até quando você vai ficar sozinha?" "E a namoradinha,
cadê?" "Cuidado, hein, vai ficar para titia..." E você começa a
pensar se tem alguma coisa de errado ou se Deus quer que você fique
sozinha(o) para sempre...

Uma boa forma de descobrir se você é separado por Deus para o
celibato é examinar o seu coração. Deus dá o querer e o realizar. Se
você tem um desejo profundo e natural de ter uma família, um(a) esposo
(a), filhos; saiba que Deus também deseja isso para você. Ele deixou
isso bem claro na Bíblia, desde seu primeiro livro. Mas como conhecer
a pessoa certa?


Assim como o estar sozinho é algo que acontece em todas as idades,
namorar ou não namorar é mais questão de maturidade do que de idade.
Portanto, o fato de você já (ou ainda) ter 20 anos (ou 40) é o que
menos importa. Interessa mais é saber se tem condições de estar
namorando. Outro ponto a discutir é: o que o cristão chama de namoro
e o que o mundo chama. Este ponto, é mais importante do que possa
parecer a princípio. Para o mundo, namorar é simplesmente sair junto,
ter alguém para curtir a vida, transar e se der certo, quem sabe,
casar. Se não, se começa tudo de novo... por que não? Para o cristão,
diferente do que muito se vê por aí, namorar deve ter o objetivo de
se conhecer melhor alguém com quem você deseja casar. O namoro em si,
não deve ser o fim, o objetivo do estar-se com alguém - talvez para
não se ficar sozinho - mas sim, o meio - a forma - de se conhecer
alguém que, conforme Deus e o tempo, a convivência, confirmem o
relacionamento e sentimento do casal, os leve a assumir o compromisso
do casamento.

Quando se sabe o porquê se faz uma coisa ou não, fica mais fácil
assumir uma posição e não se sentir inferiorizado pelos comentários
dos outros. Na primeira carta, a menina se sente inferiorizada e
humilhada pelas colegas de faculdade que não compreendem sua decisão
de esperar em Deus. Está na hora dela se perguntar que importância a
opinião de pessoas que desconhecem - e até desprezam - um
relacionamento real com Deus tem para sua vida. São pessoas perdidas,
sem conhecimento do que é confiar no Senhor, que namoram porque
namoram (e por que não? Elas nada sabem das promessas do Senhor para
Seus filhos) e querem que sua "amiga" cristã aja como elas. "Não vos
enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."(1
Cor.15:33)

O mundo sempre vai agir de forma contrária à vontade de Deus. Devemos
lutar contra isso e não devemos nos abater proque o mundo nos
condena. Ninguém deve se sentir inferior porque não tem namorado.
Porque o fato de se ter alguém não mede o caráter e o testemunho de
ninguém. Deve-se sim, se buscar ser uma pessoa melhor em todos os
sentidos. Agradável no tratar, educada, honesta e alegre. Os frutos
do Espírito Santo devem florescer em você. Além disso, a pessoa deve
estar sempre limpa, asseada, bem arrumada e perfumada. Uma pessoa
atraente por dentro e por fora é sempre interessante. E uma pessoa
que faz amigos, é querida e apreciada, dificilmente vai se deixar
influenciar por comentários de pessoas que não sabem do que falam. A
segurança necessária para se ser amado é aquela que Jesus nos
ensinou: Amai ao próximo como a Ti mesmo. Se você não se valoriza,
não se aprecia, será muito difícil amar e apreciar as pessoas à sua
volta. Assim como ser amada e apreciada por elas.

Todas as pessoas tem valor para Deus. E Deus nunca erra. Se você tem
valor para Deus é porque você tem mesmo valor. Valorize-se, mostre
aos outros o Espírito de Deus que há em você. Permita que o Senhor
aja nos outros através de você em sua casa, sua faculdade, sua igreja
e em seu namoro. A alegria que devemos ter não deve depender de
termos alguém ao nosso lado. Nunca. Porque o ter alguém é sempre uma
situação transitória. Só é eterno o que está relacionado a Deus: seu
amor, sua salvação, o prórpio Deus. E é na confiança que temos em
nosso Deus que deve estar depositada nossa alegria. Alegria de sermos
salvos por Cristo e um dia morarmos no céu. Alegria de saber que
temos o Espírito Santo de Deus dentro de nós e que nada nesse mundo
pode nos separar de Seu amor. Alegria de sabermos que Deus conta
conosco para fazermos diferença nesse mundo.

Mas se você fica muito tempo pensando como é triste estar sozinho,
acaba com os olhos fixos para dentro de você - e o que você não tem -
e perde o sentido do que Deus quer para você. Se você ainda está
sozinha(o) não questione o porquê de Deus ter não mandado ainda
alguém para você, questione sim, o que Deus que quer você faça nesse
momento. Busque a vontade do Senhor na sua vida e floresça Seus
frutos. Envolva-se com algum ministério de sua igreja, busque ser a
testemunha do Senhor - a luz do mundo - em seu trabalho, sua casa,
sua escola. Interesse-se pelas pessoas - não há nada mais
interessante do que uma pessoa verdadeiramente interessada. E você
irá perceber que, no momento certo, a pessoa certa irá acontecer.

Digo acontecer e não aparecer poque o parecer dá uma impressão de
mágica. Você está no culto e, de repente, ela entra na igreja e você
sabe que é a pessoa certa. Ok, isso pode acontecer mas não é o mais
comum. Por isso, não há mal nenhum em você procurar. Visite outras
igrejas, freqüente eventos cristãos, faça amigos. Até ficar em casa
pode ser uma forma de se encontrar alguém, em tempos te Internet
existem vários sites cristãos que oferecem chats e pontos de encontro
(lista abaixo) para aqueles que querem conhecer novas pessoas. Várias
igrejas também oferecem cultos especialmente para solteiros, com o
objetivo de aproximar pessoas com a mesma fé. Frequentar esses
lugares com o objetivo de encontrar alguém não é errado ou pecado,
apenas não deve se tornar uma obsessão. Se você foi ao culto na
igreja vizinha e não enmcontrou ninguém interessante, não fique
desapontado e mal-humorado com Deus e omundo por isso. Aproveite a
oportunidade para ouvir a Palavra, fazer amigos (que sempre tem
outros amigos) e crescer em Cristo. Deus tem um plano para você, para
sua vida e mesmo que conhecer alguém, namorar e casar faça parte
desse plano talvez não seja para agora. Enquanto isso, busque a
vontade do Senhor para sua vida e seja uma pessoa plena em servir a
Deus em Seu propósito para você. "Buscai primiero o Reino de Deus e
todas as coisas vos serão acrescentadas".

(Obs. Quanto a idéia de não estar encontrando alguém no seu meio e
partir para procurar no mundo, a que se perguntar porque alguém
tomaria uma decisão que sabe ser errada. A Bíblia é bem clara quando
diz que Não devemos tomar jugo desigual. Ou seja, não devemos nos
envolver com pessoas que não sirvam a Deus. O que levaria alguém a
fazer algo assim? Obedecer é melhor que sacrificar. Espere no Senhor.
Deus tem o tempo certo para tudo e aprender a confiar em Deus nos
momentos difíceis é o melhor que podemos fazer. Sempre. Confie no
Senhor e não abra mão de um relacionamento feliz com alguém de Deus
por alguns momentos agradáveis com alguém que não compartilha sua fé.
Mais cedo ou mais tarde, os problemas por causa da diferença de
crença aparecerão e tudo será mais difícíl. "Agrada-te do Senhor, e
ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao
Senhor, confia nele e o mais ele fará." (Sal.37:4-5) (Em breve,
falaremos mais sobre namoro com incrédulos.)

Fique com Deus,

Alessandra de Oliveira
moderadora


Frustração com "profetadas"





Se o estamos orando pedindo uma resposta de Deus quanto à uma determinada pessoa, no entanto sonhamos, temos revelação, profecias a cerca do estamos pedindo e orando, os sonhos revelam para você esperar, as revelações também, as profecias apesar de você nem acreditar que será possível aquela benção pra você, mas tudo dá-se a entender que é sua a benção. Mas de repente, tudo muda, aquela pessoa à qual viu em sonhos, revelação e escutou profecias, vai ficar noivo com outra pessoa daqui uns quatro dias, ai, nossa!!!! que decepção??? você ficou frustrada, sem saber para onde correr.... vendo seu sonhos morrerem, sem nem menos entender... O que podemos fazer?????


Poderia lhe dizer muitas coisas, mas acho que o ideal é que você leia e medite em cada um dos versículos abaixo. A resposta do Senhor às nossas dúvidas sempre está na Palavra de Deus. Você vai então compreender porque, na maioria das vezes, essas histórias de profecia não tem nada a ver com Deus.

No fundo, no fundo, você sabia que não era possível nada daquilo. E naquele momento, era Deus falando com você. Dizendo ao seu coração que ele não estava naquela profecia.

A maior prova de que as profecias, sonhos e revelações que você teve não foram de Deus é o fato que de o rapaz ficou noivo. Foi tudo uma grande ilusão que, certamente, não veio de Deus. Se fosse mesmo Deus falando, ele estaria ficando noivo de você. ("Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.") Dt 18:22

Não se deixe levar pro profecias, revelações, sonhos. Hoje, Deus fala com seu povo através de sua Palavra. Busque na Bíblia a vontade de Deus para você e a obedeça. Não fique ansiosa nem inquieta pelo seu futuro. Se você está com Deus, o melhor está garantido.

Continue esperando no Senhor. O homem que Deus tem para você virá no momento certo, nem antes, nem depois. E você saberá que é ele porque tudo ocorrerá bem. Não haverá sombra de dúvida ou confusão. Então, continue orando, estudando a Bíblia e buscando a face do Senhor em sua vida. Coloque sua expectativa em Deus e não na realização dos seus sonhos e desejos pessoais.

Como diz o Pr. Hernandes em seu livro: O que importa nessa vida, não é que Deus realize seus sonhos, mas sim, que você realize em Cristo os sonhos de Deus para você. Confie no Senhor e em Sua vontade. Ele, nunca erra! Ele, nunca falha!

Fique com Deus,

Alessandra



Profecia

Alerta: Deus nos ensina que não devemos dar ouvidos a qualquer coisa que se nomeie santa

Falsos profetas: Pessoas cujo objetivos são contrários aos propósitos de Deus, usam de ferramentas com aparência de santidade, mas para desviar o povo de Deus.

(MC 13:22) "Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos."

(AT 20:30) "E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si."

(1JO 4:1) "AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."


Verdadeiro profeta: Uma de suas características é o zelo pelas vidas, um exemplo vem de Jesus, Ele nos preveniu acerca dos falsos profetas, dizendo o que realmente deve acontecer com nossas vidas.

(MC 13:23) "Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo."

(AT 20:31) "Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós."

(HB 13:17) "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."


Restrita ao ambiente da igreja: a profecia deve trabalhar em concordância com todos os dons do Espírito Santo, e o único lugar onde podemos encontrar todos funcionando juntos é dentro da igreja.

(1CO 14:23 à 25) "Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."


Para julgar as profecias: alguns princípios que nos ajudam a julgar a profecia

A palavra profética se cumpre ? :

( DT 18:20 a 22 ) "Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele."

Rende louvor à Deus? :

(DT 13:1 a 5) "QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.

Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o SENHOR teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti."


Examinar pela Palavra a profecia: uma profecia não pode mudar nenhum aspecto da Palavra de Deus

(1TS 5:20 e 21) "Não desprezeis as profecias." Examinai tudo. Retende o bem."


Confirmada por três testemunhas: Só devemos crer após 3 confirmações de fontes diferentes .

(2CO 13:1) "É ESTA a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra."

O caráter é a prova de confiabilidade:


(MT 7:15 à 23 ) "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."


Cuidado com a cobiça:


(MQ 3:11 e 12) "Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá. Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque."

(2PE 2:1 à 3) "E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."


O nome de Deus não pode ser usado em vão:


(JR 23:18) "Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?" (JR 23:21) "Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram." (JR 23:25 e 26) "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?" (JR 23:31 e 32)

"Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR." (JR 23:38) "Mas, porque dizeis: Peso do SENHOR; assim o diz o SENHOR: Porque dizeis esta palavra: Peso do SENHOR, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do SENHOR;"


Deus já falou antecipadamente ao teu coração: Deus não é fofoqueiro e jamais vai revelar algo sobre você a outra pessoa, sem que você não saiba primeiro

(1CO 14:25) "Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós."


Questão de ordem e decência: A finalidade não é criar um ambiente fervoroso com emocionalismo e sim instruir os filhos de Deus no que diz respeito ao aperfeiçoamento dos santos.


(1CO 14:29 à 33 e 40) "E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."

(EF 4:11 e 12) "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;"


Definição de Profecia: confirmação. direção, instrução

Finalidade: Edificar, exortar e consolar


(1CO 14:3 e 4) "Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja."

Edificação: construir, levantar :


(EF 4:12) "Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;"

Exortação: animar, encorajar:


(HB 10:24 e 25) "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."

Consolo: tirar a aflição, sofrimento:


(1TS 5:14) "Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos."

Diferença entre as profecias do Antigo Testamento e as profecias do Novo Testamento

As profecias do velho testamento apontam para e Jesus e Sua obra, enquanto que as profecias do Novo Testamento apontam para a igreja e a sua maneira de viver no reino de Deus

(LC 16:16) "A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele."

(JO 1:45) "Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José."

(AT 10:43) "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome."


A forma pela qual Deus dirige a vida do homem após a ressurreição de Jesus Cristo

Através do Espírito Santo: Hoje temos o Espírito Santo habitando dentro de nós, e sendo assim, Deus vai falar diretamente ao nosso espírito os seus propósitos quanto à nossa vida. A fim de desfazer toda confusão ou dúvida, Deus vai inspirar pessoas para testificarem com profecias acerca do propósito que Ele já nos revelou.

(JO 16:13 à 15) "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar."

(JO 14:23) "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada."

(1PE 2:5) "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."

(RM 8:16) "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."


(Autor: Roberto Antoniassi Jr. - retirado do site www.estudosbiblicos.com)


Tenho medo de me casar e ser infeliz ao seu lado




Estou escrevendo pq tenho um problema. Namoro há vários anos com um moço da minha igreja, pretendemos nos casar, mas eu não tenho certeza se o amo realmente. Tenho orado a Deus pedindo q se for da vontade dele q nos casemos, então q eu possa amá-lo de verdade, ou então, q o Senhor o tire de minha vida. Já pensei em terminar várias vezes, mas não tenho coragem, pois ele é muito sensível e sofreria muito. Além disso, acho injusto pq ele tem me ajudado muito desde q perdi meu pai...sempre q preciso, ele está lá. Mas não há nada (ou quase nada) nele q eu admire em um homem. Não consigo amá-lo, pra ele é como um irmão, e não como um namorado e futuro esposo. Acho q ele é quem Deus preparou pra mim, mas então, pq me sinto assim em relação a ele? O q devo fazer a esse respeito? Não quero tomar uma atitude q não seja a vontade de Deus, pq antes de iniciar o namoro, oramos pedindo uma resposta a Deus e ele nos deu. Antes euqueria me casar logo, mas nãoquero mais...Não tenho vontade de me casar agora, gostaria de me dedicar aos estudos e aos amigos... ele não... quer se casar logo (namoramos há mais de 5 anos). Não sei o que fazer. Tenho medo de me casar e ser infeliz ao seu lado. Por favor, ajude-me.



Sua resposta está em suas perguntas. Não se pode tomar uma decisão tão séria como com quem se casar sem termos certeza absoluta do que estamos fazendo. Se quando amamos e somos amados, estamos certos de nossa decisão, temos a benção de Deus e tudo que precisamos para nos casarmos - ainda assim - passamos por dificuldades inerentes do fato de de repente mudarmos nossa vida completamente, imagine se temos tantas dúvidas e questionamentos quanto você tem agora.

Você dIz que não tem certeza se o ama, mas em seu e-mail, o que percebo é que você já tem certeza de que não o ama, só que tem receio de encarar essa verdade e entào, ter de agir de forma sincera e honesta em relação ao namoro de vocês.

Não se casa para se amar alguém, se ama para casar! O fato dele ter lhe ajudado quando seu pai morreu, não é motivo para você se casar com ele, assim como anos de namoro ou medo de fazê-lo sofrer também não são. Hoje, se você decide acabar, ele - e você - certamente sentiram a dor dessa ruptura mas ela passa. Depois de casados, a dor de um casamento infeliz e sem amor trará uma vida de sofrimento constante para ambos. Será que vale a pena?

Não se casa sem se reconhecer no futuro conjuge atributos que farão parte da composição da vida a dois. Deve-se se casar, não só com alguém que se ame mas alguém que nos inspire admiração e orgulho, alguém que respeitemos como indivíduo e amemos pela pessoa que é. Amemos em todos os sentido. Não só como irmão e amigo, mas com o desejo apaixonado que só aqueles que amam de verdade possuem. Sem a paixão necessária a um relacionamento a dois, você estará fadada a ser uma mulher incompleta e insatisfeita e isso acabará minando a vida marital de vocês.

Você não pode entrar em uma relação temendo o que de ruim acontecerá. "Aquilo que temo me sobrevém e o que receio me acontece." (Jó 3:25) Não faça nada que não tenha certeza absoluta ou você terá de lidar com as brechas que a dúvida faz em nossa fé. "Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e moderação". (2 Tim 1:7)

Antes de responder a você, fui conversar com uma amiga minha, cristã, que passou pela mesma situação. Após 6 anos de namoro, enxoval pronto e tudo mais, ela se deu conta de que já não estava amava mais seu namorado. Ela ainda o amava como irmão em Cristo e amigo, mas já não tinha mais a certeza incial de que queria se casar com ele e passar com ele o resto da vida juntos. O que fazer então? Casar e se condenar a uma vida infeliz ao lado de um homem que não amava ou acabar com uma relação tão cômoda, bem assentada e reconhecida por todos como perfeita? Depois de muito orar e perceber que Deus esteva com ela em sua decisão, ela acabou o namoro. Foi um momento muito difícil. Parecia que haviam retirado um pedaço dela, e depois de tantos sendo a namorada de "fulano" ela teve de redescobrir quem era. Quem era além daquele relacionamento. Não foi fácil. Ela já não tinha alguém para ligar quando algo de ruim acontecia ou dividir a alegria de uma benção recebida ou chorar as mágoas depois de um dia díficil. Foi em Cristo que ela encontrou refúgio nesse momento tão duro. Além disso, ela teve de lidar com o rapaz que não se conformava e durante meses a procurou pedindo para voltar, chorando e sofrendo. Mesmo assim, ela confiou na paz que Deus havia lhe dado após a sua decisão. Hoje, quatro anos depois, ela está fazendo faculdade - que não fazia antes, namorando o homem - que hoje ela sabe - Deus separou para ela e se preparando para casar, dessa vez, sem dúvida nenhuma. Uma coisa que a ajudou a se decidir por acabar, ela me confessou, foi a certeza de que, se fosse mesmo para acontecer, eles teriam voltado e ela teria se casado com ele. Nesse momento, nada é definitivo e se no futuro você descobrir que gostava mesmo dele, poderá procurá-lo e tentar reatar.

Meu conselho é que você não permita que nem o tempo nem outra pessoa - seu namorado - decidam por você o que você vai fazer de sua vida. Tome a atitude que tomar, tenha certeza de que Deus está contigo e que nele não há sombra de dúvidas.

Converse com seu pastor, sua mãe, amigos cristãos de confiança que possam ajudá-la nesse momento difícil e que possam lhe dar apoio depois de que você decidir o que fazer. Lembre-se que se você acabar hoje, seu namorado vai sofrer muito, mas com o tempo, entenderá a sua decisão. Mas se você agir por pena, medo, comodismo e se casar e for infeliz, você se perdoará?

Ouça o conselho de pessoas de Deus, ore muito, leia muito a Bíblia, leve ao Senhor seus medos e questionamentos em oração. Ele lhe mostrará - e eu acredito que já mostrou - o que fazer.

"O coração do homempode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Prov.16:1)

Estarei orando por você.

Em Cristo,

Alessandra de Oliveira
moderadora


Masturbação é pecado?



Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre"
de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças,
nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis
1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse:
Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e
dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre
todo o animal que se move sobre a terra", ou seja, o sexo tinha uma
função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que,
dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).

Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela
expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-
se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de
uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com
tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal,
homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que
aceitar...), porque não devemos ensinar nossos filhos a se
masturbarem? Não é normal?

Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade

Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente
relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-
sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria.

Nossos pensamentos

A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que
pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o
bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes
tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.

O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em
várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade,
quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é
pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de
Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este
respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos
digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em
seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Não se confunda,
a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também
pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da
mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da
mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não
há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao
outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona
não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo
ativo, imaginando uma união ou contato sexual.

Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual,
está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" (II Co
10:5). E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede
sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na
vossa ignorância" (I Pe 1:13,14). Não podemos impedir todo pensamento
impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar
os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.

Nossos olhos

O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de
nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia
do corpo" (Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será
tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-
se ao que os olhos deixam entrar na mente.

O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos" (I Jo
2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e
olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de
teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26).
Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os
teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e
o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).

Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso
caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não
resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se
masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.


Masturbação é pecado?

A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a
masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que
é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um
substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e
protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a
masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no
casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram
basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.

Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da
questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I
Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas
passagens não falam de masturbação.

Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir
se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes
observações:

1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos
sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado
com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se
definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a
masturbação sem lascívia ou luxúria?

2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém,
vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já
em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma
pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As
cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um
ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você
pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?

3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação
sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma
tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao
casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma
falsificação, um dolo.

4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das
características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve
o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós
também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade
da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).

5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma
pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine,
portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas
concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são
lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são
lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co
6:12). Você é escravo da masturbação?

Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para
você, a masturbação é pecado.

Liberte-se!

O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem
ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus
para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para
nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos
desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso
sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu
controle e aplicação.

A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar
sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres
acham que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a
superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa
resposta.

Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do
crente. I Coríntios 6:18-20, Gálatas 5:19 e I Tessalonicenses 4:3-7
são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos
devidamente no sexo. Embora não possamos assentar todos os argumentos
que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é
resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de
Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de
Deus.


Fique com Deus,

Alessandra de Oliveira
moderadora
O que você achou deste texto?
Você tem alguma dúvida pertinente a vida do solteiro cristão?
Mande seu cometário!

(Texto: O JOVEM CRISTÃO E A MASTURBAÇÃO de Jerry White
retirado do site www.assembleiadedeus-rn.org.br)

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Por que sexo antes do casamento é pecado?


Por que sexo antes do casamento é pecado?
(Baseado em texto de Jaime Kemp)

A resposta simples é: porque a Bíblia diz. Diferentemente de outros
mandamentos, a proibição de fornicação (sexo antes do casamento) é
difícil de ser simplesmente aceita. Não ouvimos por aí ninguém
questionando porque não devemos matar, roubar, ou mesmo odiar ao
próximo. Quando se fala em se manter virgem até o casamento, até
mesmo cristãos de verdade (muitos só se dizem cristãos) têm seus
questionamentos. Não que alguém duvide que seja errado, só não se
sabe bem porquê. De fato, como obedecer algo que não entendemos é
muito mais difícil, muitos caem em tentação pela ignorância de não
compreenderam a maravilhosa vontade de Deus.

Há algum tempo atrás, quando sua avó se casou, por exemplo, essa
dúvida nem seria trazida à baila. Tão claro como hoje as pessoas
sabem que não deve se matar ou roubar, se sabia que o sexo era para
depois do casamento (ao menos para as mulheres). Hoje em dia, fazer
sexo fora do casamento é "normal" e ter uma vida sexual ativa é
aclamado como sendo necessário para que a pessoa seja saudável e "de
bem com a vida". No entanto, esse mandamento veio diretamente de
Deus e, ainda que o mundo cada vez mais tente levar-nos a crer que se
guardar para o casamento é sem sentido e ultrapassado, tem em si a
perfeição que tudo que vem de Deus possui.

Muitas pessoas não sabem nem ao menos onde se encontra na Bíblia esse
mandamento. Então vamos começar por aí. Dependendo da tradução as
palavras mudam, mas você pode encontrar esse mandamento em Atos
15:20, 15:29, 21:25.

"Quanto aos gentios que creram, já lhe transmitimos decisões para que
se abstenham das cousas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de
animais sufocados e das relações sexuais ilícitas." (At.21:25)

Mas o que a Bíblia diz sobre o sexo:

1. Deus é a favor do sexo. Ele o criou puro, limpo, bonito e deseja
que suas criaturas o desfrutem plenamente no casamento.

2. O propósito do sexo é:
A. Procriação - a extensão do amor dos pais na concepção dos filhos.
B. Comunicação - unidade conjugal.
C. Recreação - o prazer conjugal.

3. Deus planejou o sexo para o casamento.
Confira em Gen.1:28 Hebreus 13.4 ; 1 Tessalonicenses 4. 3-8 ;
1Coríntios 6.12-20.

Diante da avalanche devastadora que atualmente tenta transformar o
sexo antes do casamento em um fato normal e totalmente aceitável;
devido a força implacável que a pressão dos amigos e da mídia exerce;
pela assustadora proliferação do sexo precoce, é evidente a
necessidade de um estudo claro, amplo, franco, aberto sobre estas
questões tão polêmicas, e que são tão reais à sua problemática de
vida.

Então você já sabe que é errado, mas por que é errado?

Como qualquer outro pecado, sexo antes do casamento, tem suas
conseqüências...

1. Efeitos Físicos

- Perda da virgindade;
- Gestação inesperada;
- Filho ilegítimo;
- Aborto;
- Casamento forçado;
- Doenças venéreas.

2. Relacionamentos Desfeitos

Muitos namoros e noivados terminam justamente devido ao envolvimento
sexual. O sexo, que foi idealizado por Deus para ser uma bênção
quando praticado sob Seus princípios, torna-se uma catástrofe.
Para os dois jovens envolvidos é muito complicado desfazer o
relacionamento, livrar-se dos elos que os encurralou, equacionar as
dificuldades mútuas e as brigas constantes que surgem em decorrência.
Há também a chance concreta de um dos dois sentir-se usado pelo outro
e, quando a relação termina, esse é um fator que machuca demais.

3. Culpa

Assim como muitas formas de imoralidade e desobediência dos padrões
divinos, o sexo antes do casamento também produz culpa.

4. Abalo emocional

O preço emocional para uma imoralidade sexual é imensurável. Suspeita,
desapontamento, tristeza, stress, sentimento de vazio são algumas
emoções destrutivas que a sucedem.

Uma garota afirmou:
- Depois da experiência você fica mais dependente do que nunca do
rapaz. Ele é a sua vida e você se sente inteiramente vulnerável.
Quando meu namorado terminou comigo senti-me péssima, horrível. Ao
saber que após uma semana ele já tinha outra, fui invadida por um
sentimento de rejeição desesperador.
Eis o depoimento de outra moça:
- Pensei que a relação sexual seria mais satisfatória, mas me enganei.
Confessei a Deus o que fiz. Sei que Ele me perdoou. No entanto, o que
me entristece, é que nunca mais receberei minha virgindade de volta.
Temo pelo dia em que terei que contar ao homem que o Senhor tiver
escolhido e separado para mim, que ele não será o primeiro.

5. Ataques Contra a Auto-Estima

A causa para um envolvimento sexual antes do casamento, também pode
vir a ser uma de suas conseqüências.
Envolvimento sexual fora do casamento acentua os sentimentos de
insegurança, humilhação e as dúvidas pessoais.

6. Escravidão Espiritual

A Palavra de Deus declara em 1 Pedro 2.11: "As paixões carnais fazem
guerra contra a alma." e em 1 Pedro 5.8, o apóstolo menciona o diabo
como nosso adversário, que anda ao nosso redor como leão que ruge à
procura de alguém para devorar.
O sexo é o meio pelo qual Satanás escraviza os seres humanos física,
emocional e espiritualmente - ao mesmo tempo - em diversas
oportunidades.
O pecado sexual prejudica o relacionamento e o caminhar do
adolescente com Deus. Já observei que jovens mergulhados em uma
relação ilícita são mais vulneráveis a outras tentações.

Acima de todas essas razões, fazer sexo fora do casamento implica em
desobedecer uma determinação de Deus. Quando pecamos contra Deus
pagamos o preço. O Espírito Santo se entristece e se afasta,
decepcionamos a nosso Senhor e Salvador - que nos garantiu que nunca
sofreríamos tentação que não pudéssemos resistir e atendemos a
concupiscência da carne, voltamos a agir como a velha
criatura, voltamos ao jugo de Satanás.

Cabe a cada um de nós resolver o que fazer... Lembre-se "Tudo posso
naquele que me fortalece." Inclusive esperar...

Fique com Deus,

Alessandra de Oliveira
moderadora

P.S. Para saber mais sobre o assunto, sugiro os livros:
Abrindo o Jogo Sobre o Namoro (Editora Betânia) - Caio Fábio
Sexo: Aqui e Agora! (Editora Sepal) - Jaime Kemp