segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Ela já namorou um incrédulo


Eu conheci uma menina que já namorou com uma pessoa que não era crente. Ela me disse que foi por apenas dois meses porque percebeu que não estava agradando o coração de Deus. Você acha que se eu começar a namorar com ela eu vou sai perdendo?! Eu gostei dela, da mãe dela - são muito legais!!!!! Mas o que me preocupa mais é isso...



Se ela é uma mulher de Deus, temente ao Senhor e descompromissada não há porque você temer namorá-la. No entanto, você tem de saber porque quer namorá-la. O que ela fez no passado só é da conta dela e de Deus, você não tem o direito de julgá-la pelo que o Senhor já perdoou.

Imaginar que você sairá perdendo por causa de um antigo relacionamento dela é absurdo. Cada um de nós tem seu passado, mas aqueles que são de Jesus são novas criaturas em Cristo. No entanto, se você percebe que não tem "estrutura" ou maturidade para lidar com isso é melhor nem começar ou ou dois sairão machucados. Um relacionamento sadio deve se basear em confiança e não na idéia de ser um jogo onde um perde e outro ganha. Quando Deus é o centro, todos só tem a ganhar.

Busque a orientação Espírito Santo, do seu pastor e aguarde a resposta do Senhor sobre o namoro de vocês. Gostar dela e da mãe dela já é um começo, mas é mais importante que você tenha certeza da direção de Deus em sua decisão. Namorar com alguém só porque essa pessoa é legal e tem um mãe legal me parece muito pouco Enquanto isso, vigie, ore e estude a Bíblia diariamente; mantenha comunhão com os irmãos e busque o reino de Deus para sua vida.

Acima de tudo, namore pelos motivos certos. Sugiro a leitura dos textos relativos à namoro na seção Perguntas. Lembre-se que, em caso de dúvida, o ideal é aguardar. Decisões precipitadas podem ser apenas o começo de decisões erradas. "Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."(Is. 40:31)

Em Cristo,

Alessandra
moderadora

Meu namorado é viciado em drogas


Namoro um rapaz há 5 anos. No começo do nosso namoro, oramos ao Senhor para sabermos Sua vontade e em todo tempo através de diversas formas o Senhor nos mostrava uma resposta positiva. Nessa época ele estava em um centro de recuperação para dependência química porque teve uma "queda" e sua família o internou. Quando ele saiu do centro de recuperação conseguiu um trabalho e logo depois começamos a namorar. No começo foi uma benção, mas depois volta e meia ele usava droga novamente, mesmo estando na Igreja "firme", e falava para que eu não me preocupasse que as coisas não ficariam assim. Me dizia que essas quedas sucessivas iriam acabar quando nos casássemos porque a minha companhia não faria com que ele pensasse nessas coisa. Hoje eu tenho 20 anos e estou completamente infeliz ao lado dele, porque ele continua com as quedas, só que agora por causa disso ele perde todo o emprego que consegue porque quando recebe gasta todo o dinheiro que tem com drogas e está fazendo pequenos furtos. Desta forma, deixa de ir para a Igreja e me prejudicando muito, porque praticamente todos os dias me sinto aflita e ansiosa e não entendo porque Deus me fez acreditar que era comigo nesse namoro e eu acreditei e agora sofro tanto? O que fazer, porque não quero um marido assim e um pai assim para meus filhos, mas paralelo a isso parece que criei uma dependência tão grande dele que não consigo ficar longe dele? Por favor me ajudem!



O momento atual que ambos estão vivendo certamente não é o ideal para um relacionamento. Isso porque antes de se relacionar com quaqkuer pesso, seu namorado precisa se relacionar de forma verdadeira e intensa com Deus. É momento de vocês examinare - em separado - seu relacionamento com o Senhro e buscarem a vontade de Deus para sua vida.Seu namorado precisa buscar primeiro a libertação de seus vícios e a afirmação de sua vida na rocha que é Cristo, antes de estabelecer um relacionamento com alguém.

Casamento não é remédio. Nào se iluda achando que com o casamento ele irá mudar e tudo será uma benção. O remédio para todos os males é Jesus Cirsto mas cada um precisa tomá-lo individualmente.

Você diz que não entende como Deus a colocou nessa situação se, agora, você está sofrendo tanto. Eu, particularmente, creio que esse relacionamento nào era da vontade de Deus desde o começo. O fato de as coisas estarem dando certo não prova que é a vontade de Deus, assim como o fato de dar errado também não siginifca que Deus está fora.

O coração do homem é enganoso e muitas vezes engana a nós mesmos levando-nos a crer que aquilo que queremos é a vontade de Deus. Quando estamos apaixonados isso é muito comum de acontecer porque a paixão grita em nosso coração os desejos que nossa alma crê serem os corretos, os bons para nós. Deus nunca erra. Nem muda. Se você acreditou que era a vontade de Deus que uma garota de 15 anos anmorasse um dependente químico e hoje sabe que não é, quem se enganou foi você.

O que determina se uma situação é de Deus, que tem a aquiescência de Deus ou não é a comparação dos acontecimentos com a Palavra de Deus. A Bíblia fala sobre jugo desigual, e já por aí você saberia que Deus nào desejava que você namorasse com um rapaz viciado em drogas.

A reincidência constante de seu namorado em voltar para as drogas por si têm demonstrado que ele precisa se converter, de fato e de verdade, antes de pensar em namorar alguém. O fato dele depositar sua confiança e possível cura em você no casamento de vocês é outro indício de que certamente não é essa a vontade de Deus. A verdadeira solução para o problema de dependência química (e qualquer outra dependência, inclusive a sua, dele) é Jesus Cristo. Da emsma forma, o fato de você acreditar que tudo que tem acontecido veio de Deus é mais uma prova de que você tam'bem precisa ter um encontro rela com o Senhor Jesus.

Apenas a intimidade com Deus nos capacita a reconhecer sua voz ao falar conosco.

Deus fala sim, ao seu coração, quando você sente que essa situação nào é o que Deus quer para seu futuro e de seus filhos. Mas só você poderá decidir o que fazer.

Busque a Deus na sua vida, ore e obredeça ao que o Senhor fala a você. Converse com seu pastor, um conselheiro cristão de confiança, seus pais. Leia a Bíblia, ore muito e vigie! Em Cristo, você encontrará solução para todos os seus problemas.

(Deus) "É poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós." (Ef. 3:20)

"O que confia no próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo."(Prov. 29:26)

Antes de pensar em curar o seu namorado- que é impossível, só Deus pode fazê-lo - você precisa se curar em Cristo. Colocar o Senhor como o mais importante de sua vida e se decidir por fazer a vontade Dele, mesmo que seja por fim a esse relacionamento. Deus quer o melhor para você, e, certamente, essa situação de dúvida, ansiedade e constante temor não provêm de Deus.

Você é jovem e seus últimos 5 anos foram conturbados e consumidos no turbilhão de problemas e acontecimentos que vieram desse relacionamento. É momento de você permitir que apenas o Senhor seja o centro de sua vida. Abrir mão de seu namoro será doloroso mas é melhor sofrer agora confiando no consolo do Espírito Santo do que passar o resto de sua vida presa ao inferno de um casamento infeliz, que desde o ínicio estava fadado a fracassar por estar fora da vontade de Deus.

Você tem o resto de sua vida pela frente e Deus tem o melhor para você. Confie nele.

"Entregue o teu caminho ao Snehor, confia nele e omais ele fará, Descansa no Senhor e espera nele..." (Sl. 37:5-7)



Em Cristo,

Alessandra
moderadora

A importância da sexualidade no casamento



Quando Deus fez o primeiro casal, incluiu em sua estrutura emocional e física, os órgãos e o instinto sexual. E o fez com propósitos muito elevados, como tudo que o Criador realizou. Dessa forma, a sexualidade faz parte da vida de qualquer ser humano. Dela, ninguém pode se afastar. Quando alguém diz que é homem ou mulher, está implícita a idéia de sexo, de modo natural. No casamento, a sexualidade exerce papel fundamental, indispensável para o bom relacionamento entre os cônjuges, dentro do plano de Deus para o matrimônio. Vamos refletir um pouco sobre esse importante assunto.

1. VISÃO BÍBLICA DO SEXO

1.1. O SEXO FOI FEITO POR DEUS

- Deus fez o homem, incluindo o sexo, e " viu que tudo era bom". Gn 1.31. As mãos que fizeram os olhos, o cérebro, também fizeram os órgãos sexuais. Aquele que criou a mente, também criou o instinto sexual. - Jesus, mesmo em sua missão divina, era homem normal, incluindo a sexualidade, santificando-a na pureza e santidade de seu corpo. Ele foi circuncidado ao oitavo dia . Lc 2.21-23. " E o Verbo se fez carne..." (homem) Jo l.l. 1

1.2. O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO SEXO

- Deus quis, na sua soberania, que o homem participasse DIRETAMENTE da obra da Criação, através da procriação, dando-lhe instrumentos maravilhosos que são os órgãos e o instinto sexual. Nesse plano, observamos os seguintes aspectos, dentro da vontade de Deus:

1) O USO DOS ÓRGÃOS SEXUAIS É PRIVATIVO DOS CASADOS.
- A ordem de crescer e multiplicar não foi dada a solteiros, mas a casados. Gn 1.27,28. - Deus não quis que o homem vivesse só. Gn 2.18,24; Sl 68.6;113.9. - Deus exorta o homem a desfrutar o sexo com a esposa e não com a namorada ou a noiva; Em Cantares de Salomão, tem-se a exaltação do amor conjugal e não entre solteiros. Ct 4.1-12; Ef 5.22-25.

2) A RELAÇÃO SEXUAL DO CRISTÃO

1) SUA NATUREZA

* Prevista por Deus (Gn 1.27-28; 2.24)

* Não era, nem é e nem será pecado (dentro dos princípios de Deus): Hb 13.4;

2) SUA FINALIDADE

* Procriação (Gn 1.27, 28). "De um modo maravilhoso..." Sl 139.13-16. V
* Ajustamento mútuo entre marido e mulher (1 Co 7.1-7);

- O princípio da prevenção (v. 2);

- O princípio do direito mútuo (ou do dever) (v.3);

- O princípio da autoridade mútua (v. 4);

- O princípio do hábito (v. 5).

* Satisfação (bem-estar, prazer): Pv 5.18-23; Ec 9.9 ; Ver Livro de Cantares de Salomão (4. 1-12;7.1-9)

* Deus valoriza a união sexual entre marido e mulher (Dt 24.5)

3) COMO DEVE SER, NO PLANO DE DEUS

* Exclusiva (Gn 2.24; Pv 5.17);

* Alegre (Pv 5.18); * Santa (1 Pe 1.15; 1 Ts 4.4-8)

* Natural ( Ct 2.6; 8.3)

* Observar o significado do Corpo para Deus como TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO PROPRIEDADE DE DEUS 1 Co 6.19-20

3. O SEXO FORA DO CASAMENTO É PECADO

a) FORNICAÇÃO: prática do sexo entre solteiros ou entre casado e solteiro (Enc. Bíblica Boyer). O fornicário não entra nos céus. Ef 5.5a; 1 Tm 1.10a; Ap 21.8a.

b) ADULTÉRIO: Relação sexual entre pessoas casadas com pessoas que não são seus cônjuges. Mt. 5.27; Mc 10.9; Rm 13.09. É perigoso. Pv. 5.1-5. Grave pecado.

c) PROSTITUIÇÃO: Num sentido geral, envolve todo o pecado do sexo; num sentido estrito, é a relação com prostitutas. Deus proíbe. Dt. 23. l7. Grave pecado: 1 Co 6.l6. É falta de juízo. Pv 7. 4-10;21, 22,23-27; 1 Co 6.15-18.

d) HOMOSSEXUALISMO: - Relação entre pessoas do mesmo sexo. É abominação ao Senhor. Lv 20.13; 18.22; Dt 23.17,18. Vício de Sodoma (Sodomia) Gn 19.5. Deus destruiu cidades por causa disso. Dt 23.17. - Não entram no Reino de Deus os que praticam tais atos abomináveis. l Co 6.9,10. É considerado no NT como "paixão infame". Rm 1.24-27. O Homossexualismo feminino chama-se LESBIANISMO. Ver Rm 1.26 comparado com 1 Co 1.27: "Semelhantemente..." Desonra a Deus; - Usa o corpo de modo animalesco; desvia a finalidade do corpo; não permite a reprodução do ser humano. Só busca o prazer pelo prazer. É egoísta. A AIDS é uma conseqüência dessa perversão. Infelizmente, o homossexualismo tem chegado até ao meio de diversas igrejas.

4. A SEXUALIDADE NA MEIA-IDADE

- A partir da meia-idade (40-55 anos), começam a surgir dificuldades área sexual. Há uma série de crises: mudanças físicas, emocionais, nervosas, etc.
- A maneira de enfrentar os problemas dessa fase da vida depende da atitude mental de cada um: se confia em Deus, encara com naturalidade, e vence; se não confia, encara como uma tragédia, e é derrotado;

- O que para uns é o fim, para outros é o começo de uma nova fase da vida, cheia de experiências, realizações e expectativas positivas;

4.1. MUDANÇAS PRÓPRIAS DA MEIA-IDADE

- O aspecto físico muda bastante; o espelho parece CRUEL: gorduras onde não gostaríamos que houvesse; barba ficando cinzenta; pele flácida; rugas; calvície, etc.; isso afeta a sexualidade;

- as energias físicas diminuem, mas a resistência pode permanecer e até aumentar, com o uso proveitoso das energias mentais, levando ao equilíbrio emocional.

- Se ficar preso à juventude, querendo parar o tempo, o homem fica frustrado;
- Se tiver visão espiritual, vai ser grato a Deus por estar na meia-idade, encarando as mudanças como algo normal em sua vida;

- O homem passa a ver a mulher mais velha, menos atraente a seus olhos; há homens que se desesperam, se deprimem, e outros dão lugar à tentação, caindo em pecado de adultério, prostituição, etc. há quem busque refúgio na pornografia, filmes e revistas eróticos, mas isso só aumenta o problema. Grandes homens de Deus caíram na armadilha do sexo.

4.2. OS CUIDADOS NECESSÁRIOS A UMA VIDA SAUDÁVEL.
Na meia-idade, mais do que em outro período da vida, é importante que se utilize um plano adequado de desenvolvimento emocional e físico. Não se deve querer competir com os jovens, mas importante uma alimentação apropriada, o exame médico regular, de acordo com a idade; controle emocional, descanso sistemático, bom senso, disciplina, além da saudável prática de exercício físico adequado (caminhadas são o mais recomendável).

A Bíblia não condena o exercício físico. Apenas mostra que, em relação à piedade, para pouco aproveita (1 Tm 4.8).

CONCLUSÃO

O homem cristão precisa compreender o valor da sexualidade, e ser grato a Deus por isso. Faz-se necessária uma visão abrangente do tema, de modo a não se deixar levar por conceitos e preconceitos que só fazem prejudicar o bom relacionamento entre as pessoas, principalmente entre marido e mulher, a quem Deus concedeu a bênção da união conjugal, como algo belo, santo e agradável, não só com finalidade procriativa, mas como meio de obter um relacionamento estável, rico em alegria e prazer.



--------------------------------------------------------------------------------

Pr. Elinaldo Renovato de Lima

Ministro do Evangelho, professor universitário, bacharel em ciências econômicas, com mestrado em administração pela Universidade Federeal do Rio Grande do Norte.

Autor do Livro "A Família Cristã nos Dias Atuais", 6a edição, publicado pela CPAD

E-mail: elinaldo@evangelicos.com

Retirado de www.evangelicos.com

Como não me desesperar enquanto espero



Sou de Uberlândia - MG. Aqui na minha igreja (Metodista) e em muitas outras, não há um papo tão aberto e direto como o seu. Deus te iluminou para esse ministério e tem sido uma benção. Tenho uma pergunta, por favor não me identifique. Como devemos reagir quando tentamos construir um relacionamento saudável, comprometido com Deus, na hora certa, "conforme o figurino" e mesmo assim ele se desfaz, tão rápido quanto começou. Existem respostas óbvias, como: "Não era o tempo de Deus." "Não era a pessoa certa." "Você fez algo que a desagradou." "Vocês não nasceram um para o outro." Isso eu sei, mas como devemos reagir?. Sei que não posso desistir. Mas, devo dar um tempo para esfriar a cabeça? Devo orar mais, pois foi isso que faltou? O que fazer para não desesperar à procura de mais alguém? Como vencer o medo de quando vir outra, não pensar que é somente outra tentativa?



Fico muito feliz em saber que esse ministério tem ajudado a você e a outras pessoas. O objetivo é esse mesmo, falar de coisas que dizem diretamente respeito à vida dos solteiros cristãos, mas que nem sempre são ditas em nossas igrejas. Continue orando por nossa página e nossa lista e para que Deus possa abençoar a cada um dos solteiros que fazem parte de nosso grupo.

Demorei um pouco para responder à sua pergunta sobre como reagir porque não queria repetir os mesmo argumentos de sempre. Claro, se não deu certo era porque não era Deus... mas quem disse que só saber disso cura a dor do fracasso? Qualquer um que já tenha passado por um relacionamento mal sucedido sabe que consola mas não explica. Somos humanos e queremos respostas. Como Jó, queremos que Deus explique o porquê de estarmos sofrendo. A maioria de nós; se não todos, acabamos por descobrir que a resposta mais comum de Deus é o silêncio. E assim, sob o silêncio que diz: "Confia em mim" seguimos adiante tentando e entender da melhor forma o que está acontecendo.

Falhar é sempre doloroso. Pior ainda é falhar quando temos certeza de que estamos no centro da vontade de Deus. Aí, fica difícil entender os porquês de que, mesmos após muita oração, leitura bíblica e investimento genuíno do seu melhor em uma relação, ela acaba.

No entanto, podemos, em meio ao consolo de Deus e fé de que Ele está sobre controle de tudo, fazer a nossa parte. A autora do livro Planeta Single (ed. Mundo Cristão), Norma Wrigth, foi muito feliz ao falar sobre esse momento de dor e como devemos reagir:

Mágoa, decepção, solidão, apatia. Essas palavras descrevem como nos sentimos diante de amizades que acabam e namoros rompidos. Além disso, todo sobrevivente de um relacionamento que chegou ao fim é assombrado por algum medo quanto a relacionamentos futuros. Eles se perguntam: "Se aconteceu uma vez, poderá acontecer de novo? E se acontecer, será que o problema não sou eu mesmo?"

Algumas pessoas enfrentam o fm com a cabeça erguida, aprendem com ele, superam seus medos e restabelecem a confiança e o amor novamente. Outras, porém, permitem que suas feridas emocionais permaneçam abertas e inflamem. As pessoas cedem aos apelos de seus medos e se afastam de qualquer relacionamento íntimo. São declaradamente cautelosas, prevenidas e julgam todo mundo, evitando se magoarem novamente.

O trauma de relacionamentos amorosos rompidos é uma das coisas mais dolorosas na vida; o medo de amar novamente é um dos maiores temores que podemos sentir.

Quando você confia à outra pessoa seus sentimentos de amor e afeição e o relacionamento acaba, você sente que sua vida foi paralisada. O primeiro amor perdido é normalmente o mais doloroso.

As pessoas que mais se ferem são aquelas que continuam ligadas de alguma maneira a um(a) amigo(a) namorado(a) ou noivo(a) e desejam que o relacionamento seja restabelecido. Elas se sentem desesperadas, totalmente fora do controle e estão dispostas a fazer praticamente qualquer coisa para manter o parceiro. Mas elas não têm controle sobre as decisões de ser amado.

Ver uma pessoa se arrastando pela vida, sem poder ajudá-la, dá-nos um sentimento de vazio e impotência. Se a decisão de acabar com o relacionamento foi tomada pela outra pessoa, o sentimento de rejeição que se instala no coração é o responsável pela maior parte da dor.

Pode até ser que você deseje iniciar um novo relacionamento, mas, pelo fato de já ter se machucado antes, é natural pensar: "Esqueça, a dor não vale a pena".

Então, o que fazer para se recuperar? Curta a sua dor. Ao curtir a dor - o que significa deixá-la existir -, você tem a oportunidade de expressar seus sentimentos de medo, ansiedade, raiva, tristeza, depressão e até mesmo culpa. Essas reações emocionais que surgem diante da perda maior vêm em ondas que batem em seu coração, diminuem, e depois voltam novamente.

Encare-as, admita sua existência, aceite-as e demonstre-as. As lágrimas farão parte dessa expressão e elas são um dom de Deus para aqueles que lamentam. Nunca se desculpe por elas. Você nunca precisa se desculpar por um dom de Deus. Se você é capaz de externar o choro, seja grato a Deus, pois há pessoas que somente conseguem chorar por dentro!

Expressar a dor é a oportunidade de protestar a perda. É permitir que uma parte de você diga: "Eu não queria que isso acontecesse e mudaria tudo, se pudesse!" A dor permite que você reaja contra o estrago que essa perda causou em sua vida.

Sem esse sentimento, é impossível olhar para a frente de novo.

Seu coração faz apenas uma pergunta quando um relacionamento acaba: Por quê? Mas, a medida que o processo se desenvolve, você será capaz de fazer uma pergunta: o que posso aprender com toda essa dor?

Vamos analisar os passos para a recuperação:

1. Mude o modo de se relacionar com a pessoa que perdeu. Isso significa aprender a existir e viver sem aquela pessoa em sua vida. Reformule suas atividades e refaça sua agenda para preencher o espaço criado pela perda. Saiba que algumas lembranças surgirão, mas tome a decisão de viver no presente.

2. Liberte-se do relacionamento. Diga adeus àquilo que você perdeu. Isso pode ser feito por meio de uma carta enviada ou não.

3. Perdoe a outra pessoa. Isso significa, conseqüentemente, perdoar a pessoa por toda a dor que você sofreu por causa dela. Isso leva tempo, Com o passar dos dias, surgirão novas oportunidades de suplantar o investimento emocional feito na pessoa que você está perdendo.

4. Conviva com pessoas. Não tente fazer isso sozinho. Deixe que os outros o ajudem. E, acima de tudo, compartilhe essas coisas com Deus.



Não é - nem nunca será - fácil superar a perda de alguém importante, o fim de uma relação. Mas sabendo que Deus quer o melhor para nós e que - mais cedo ou mais tarde - a dor passará, poderemos estar abertos para a vontade soberana do Senhor. Confiar em Deus e entregar a Ele nossas ansiedades, nossos desejos e nossa dor é o melhor a fazer. No tempo certo, a resposta de nossos anseios mais sinceros de encontrar a pessoa certa virá. Nunca duvide isso.

Em Cristo,

Alessandra
moderadora