segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Quando e como devo namorar?


Sou um jovem de 29 anos, e gostaria muito de namorar. Mas tenho um pouco de receio, pois sei o quanto é difícil pelo fato de vim de uma vida prostituída e por este motivo tenho medo de adulterar contra o Senhor Jesus. A minha pergunta é a seguinte: como é na realidade um namoro cristão? Pois há seis meses atrás comecei um namoro com uma moça e fugi de muitas coisas, como por exemplo: beijos, abraços e momentos a sós.


Quando Isaque estava pronto para se casar, seu pai Abraão enviou um servo a sua pátria para escolher uma esposa para Isaque. O servo encontrou Rebeca e trouxe-a na volta para Canaã, para ser esposa de Isaque. Ele só se encontrou com Rebeca pouco antes de se casarem e não a namorou (Gênesis 24). Isso pode parecer estranho, até mesmo espantoso, para uma pessoa jovem de hoje em dia, mas os casamentos arranjados pelos pais eram comuns nos tempos bíblicos. O que dizer do romance? E se o homem e a mulher não fossem fisicamente atraídos um pelo outro? Esses casamentos, com freqüência, duravam precisamente porque não eram iniciados na base da atração física ou do amor romântico, uma emoção que é freqüentemente difícil de sustentar.

Hoje, contudo, é mais comum os jovens selecionarem seus próprios companheiros. Enquanto o namoro nem sempre leva ao casamento, é o método usual de se encontrar um parceiro para o casamento. O namoro sempre permite que se observe e se conheça mais sobre aquela pessoa especial a quem se está considerando como um possível compa-nheiro.

Obviamente, o namoro pode e deve ser agradável, mas também é sério. A seleção de um parceiro para o casamento é uma das mais significativas decisões que uma pessoa fará na vida. A Bíblia ensina que quando um homem e uma mulher se casam, deverão permanecer casados pelo resto de suas vidas. O divórcio é autorizado por Deus somente em casos quando o adultério foi cometido por um dos parceiros (Mateus 19:3-9; 5:31-32). Uma má escolha do companheiro é uma decisão que pode causar muito sofrimento, mais tarde, na vida. Por outro lado, um bom companheiro é uma bênção maravilhosa em nossa vida. (Provérbios 18:22).

Que tipo de parceiro deverá um homem ou uma mulher estar procurando? Freqüentemente, os jovens escolhem seus namorados na base da aparência física. Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feições atraentes. As moças querem namorar homens com corpo forte e feições elegantes. Infelizmente, a atração física não é uma garantia de que um jovem será um bom esposo ou de que uma moça venha a ser uma boa esposa.

Não é errado, certamente, ser-se atraído pela beleza física, mas o bom caráter é o que dá a felicidade no casamento (1 Pedro 3:1-6). Quando as pessoas namoram, que traços de caráter deveriam elas estar procurando em seus namorados? Observando as responsabilidades de esposos e esposas, podemos descobrir alguns dos traços que são necessários a um casamento bem sucedido. As Escrituras também nos dizem sobre alguns traços de caráter que são importantes em qualquer relação humana.


Procurando um Bom Esposo

A responsabilidade do esposo é amar sua esposa sem egoísmo, assim como Cristo amou a igreja (Efésios 5:25-29). Ele precisa estar pronto a sacrificar-se por ela, a amá-la nos tempos difíceis. O esposo é a cabeça da esposa, mas precisa respeitá-la como aquela que se submeteu a ele voluntariamente, isto é, aquela que se tornou o "vaso mais fraco" por sua própria escolha (1 Pedro 3:7). Como provedor de sua família, ele precisa possuir a vontade de trabalhar com suas mãos e sua mente (Gênesis 3:17-19; 1 Timóteo 5:8). Quando uma mulher namora, ela deverá estar-se fazendo as seguintes perguntas sobre o homem com quem ela está se encontrando. Ele demonstra uma atitude desprendida? Ele mostra respeito pelas mulheres? Ela deverá ser bastante prudente para observar como ele age com sua mãe, a quem ele é mandado honrar pelas Escrituras (Efésios 6:2). Ele tem demonstrado capacidade para terminar tarefas desagradáveis que precisam ser feitas ou ele perde o interesse rapidamente e desiste?


Procurando uma Boa Esposa

A responsabilidade da esposa é amar seu esposo e filhos e cuidar da casa (Tito 2:4-5; 1 Timóteo 5:14). Os cuidados da casa, incluindo o trato e o ensinamento dos filhos, exigem muito trabalho e paciência. Ela precisa querer submeter-se à autoridade de seu esposo, justamente como a igreja precisa submeter-se a sua cabeça, Jesus Cristo, em todas as coisas (Efésios 5:22-24). Assim como a mulher, o homem deverá estar-se fazendo algumas perguntas a respeito da pessoa que ele está encontrando. Ela adorna a pessoa interior do seu coração adequadamente, manifestando um espírito que é "manso e tranqüilo" (1 Pedro 3:3-4)? Ela mostra respeito pela autoridade de seus pais? Se não, ela mais tarde mostrará respeito pela autoridade de seu esposo? Ela demonstrou capacidade e disposição para trabalhar nas tarefas domésticas até que elas estejam terminadas e bem feitas? Todo o homem jovem faria bem em ler Provérbios 31:10-31 e considerar as qualidades da mulher descrita nesse texto.


Traços Gerais de Caráter

Há outros traços de caráter e atitudes que são de suma importância para o sucesso no casamento. Por exemplo, a confiança é a base do casamento. Aqueles que servem para o casamento deverão falar sempre a verdade, não só um com o outro, mas em qualquer circunstância (Colossenses 3:9). Haverá ocasiões em um casamento quando um parceiro não terá como verificar a veracidade do outro. Para que esse casamento perdure, cada um precisa ser capaz de ter confiança na honestidade e fidelidade do outro. A pessoa que estou namorando diz sempre a verdade a mim e aos outros?
Duas pessoas quaisquer, numa relação tão íntima como o casamento, eventualmente pecarão uma contra a outra. Para que essa relação permaneça sadia, ambos precisam ser capazes de admitir o erro e pedir perdão. Isso exige humildade, que não é a ausência de confiança em si mesmo, mas antes uma avaliação adequada de si mesmo em relação com Deus e com os outros. A arrogância e a hipocrisia que ela produz podem destruir um casamento.

A pessoa que estou namorando manifesta uma humildade genuína?

Talvez uma das fraquezas humanas mais comuns é a raiva desenfreada. Impaciência com irritabilidade fazem uma combinação terrível, que freqüentemente destrói a comunicação num casamento e às vezes resulta em violência física de um parceiro contra o outro. A Bíblia adverte repetidamente contra o perigo da ira incontida (Tiago 1:19-20; Efésios 4:26-27,31-32). Explosões de temperamento durante o período de namoro são um sinal claro de que o casamento com uma pessoa assim trará dificuldades.

Espiritualidade e respeito pela palavra de Deus são os traços que formam uma base firme para todos estes outros traços de caráter e atitudes. Aqueles que vivem num nível puramente físico, cuidando apenas dos prazeres da carne, dão maus parceiros de casamento porque tendem a ser abertamente egoístas e freqüentemente lhes falta domínio próprio. A pessoa que estou namorando está interessada em servir a Deus? Essa pessoa demonstra interesse por coisas espirituais? Aqueles homens e mulheres que estão habituados a seguir a palavra de Deus na vida são melhores esposos, simplesmente porque a Bíblia contém a receita para um casamento bem sucedido.


Sugestões Para o Namoro

1 - Basear o namoro nos princípios e propósitos de Deus.

2 - A prioridade no namoro deve ser a área espiritual, ou seja, a área espiritual vai controlar ou governar o relacionamento emocional e físico, controlando assim os desejos e pensamentos sexuais. Portanto todo jovem deve desenvolver a área espiritual, buscando a maturidade espiritual.

3 - Ao começar o namoro, não coloque em 1º. lugar o romance amoroso e sim a razão. Busque conselhos sábios por que sabe e pode dar e cuida de com imaturidade da juventude.

4 - Não namore para passar tempo; a Bíblia diz que tudo que é feito sem fé é pecado.

5 - Não namore por desespero. Há rapazes e moças que se não estiverem namorando ficam inquietos, descontrolados, insatisfeitos e infelizes com Deus e o mundo. Se você se sente assim busque no Senhor a paz e satisfação que você pretende achar no outro e só depois disso, comece a namorar alguém.

6 - Não comece um namoro misto; namorar um descrente. Quem namora um descrente, namora também com seus pecados, vícios, problemas morais e mundanismo.

"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e o Maligno? ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus o os ídolos? (II Co. 6:14-16)

Tenha certeza que a pessoa com quem você vai casar-se é convertida. Muitos crentes usam estas desculpas para poderem namorar um descrente:

1 - Estamos simplesmente namorando. Não temos a intenção de casar.

2 - Ele (a) não é crente mas é legal.

3 - Nós temos muita coisa em comum.

4 - Eu disse que para ele(a) namorar comigo, ele(a) deveria aceitar Jesus e ele(a) aceitou.

5 - Ele(a) disse que nosso filhos poderão freqüentar a Igreja.

Conseqüências do namoro misto:

a - Desobediência da vontade de Deus.

b - Perigo de escolher o incrédulo, e deixar Deus.

c -Esfriamento espiritual, até o desvio dos caminhos do Senhor. (1 Co. 10:12)


7 - Não permita a permissividade no namoro:

O Amor do casal:

- deve começar no namoro - no plano espiritual.
- deve continuar no noivado - no plano social.
- deve realizar-se no casamento - no plano físico.

Permissividade é o abuso da liberdade na área amorosa ( Pv. 6:27-28, 20:21 I Co. 6:12, I Tess. 4:3-4 ), muitos casais tem hoje problemas porque começaram seu namoro no plano físico.

Se há liberdade sexual no namoro, este relacionamento vive em conflito, gerando insegurança e desrespeito mútuo, minando a confiança, pois é um relacionamento baseado na culpa. Use sempre a palavra NÃO quando for necessário.

Quando há liberdade sexual no namoro, o jovem e a jovem são defraudados, ou seja, desperta-se neles um desejo sexual que não pode ser satisfeito dentro do plano de Deus.

8 - Cuidado com a atração sexual: não namore porque a pessoa lhe atrai fisicamente, não namore se não houver amor verdadeiro.

9 - Cuidado com profecias sobre casamento.

10 - Procure nunca ficar a sós com a sua namorada(o). Estejam envolvidos com outros jovens da igreja. Planejem atividades em grupo.

11 - Cultive o hábito de sempre orar com sua (seu) namorada(o). O namoro deve ser a três: Namorado+ Namorada+Jesus Cristo. Mas lembre-se de fazê-lo em lugares públicos e não sozinhos no quarto.

12 - Procure durante o seu namoro estudar a Bíblia junto com seu namorado(a) e outras pessoas. Coloquem a Bíblia como regra de fé e prática, não só no namoro, mas em toda a vida de vocês.

13 - Procure ter comunicação franca e aberta com seu namorado(a), desenvolvendo fidelidade, honestidade e principalmente o perdão.

14 - Além do conhecimento bíblico, procure ler bons livros que tratam sobre namoro, noivado e casamento.


15 - Evite o contato físico excessivo. As chamas da paixão freqüentemente são avivadas pelo contato físico íntimo até o ponto em que nenhuma pessoa quer parar. Muitos homens e mulheres tem pensado que poderiam se conter em certas circunstâncias, mas perderam sua pureza num momento de fraqueza. "Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?" (Provérbios 6:27-28).

16 - Não se encha de desejos pecaminosos, evitando situações que provoquem a tentação (Romanos 13:14). É possível resistir à tentação, mas precisamos querer buscar o meio de escapar (1 Coríntios 10:12-13). Evite os lugares escuros, isolados. Planeje as atividades do namoro em vez de se deixar levar pela paixão do momento. Roupas modestas também ajudam a evitar a tentação. As mulheres, especialmente, deveriam vestir-se de tal modo que reflita sua castidade e pureza; vestir-se de roupas escandalosas é sugerir ao seu namorado que ela pode estar querendo se envolver em comportamento lascivo.

17- Evite namorar com pouca idade. Por causa do principal propósito do namoro, isto é, encontrar um companheiro, é um erro começar a namorar muito cedo. Tal prática meramente coloca meninos e meninas em situações para as quais não estão preparados. Infelizmente os jovens, freqüente e erradamente consideram o comportamento lascivo como um sinal de maturidade e desejam desesperadamente tornar-se adultos. Os pais dos jovens não deveriam permitir-lhes namorar enquanto não amadurecerem suficientemente para entender os perigos e as responsabilidades do namoro.

O processo de amadurecimento físico e mental dos jovens traz tanto potência quanto perigo. É claro, nossos corpos freqüentemente amadurecem mais depressa que nosso juízo. Além disso, os desejos sexuais são com freqüência mais fortes na adolescência e na juventude do que em qualquer outro período da vida. Por esta razão, é importantíssimo que os jovens percebam a importância de manter a pureza sexual. A Bíblia é clara sobre o fato que ter relações sexuais antes do casamento é pecaminoso (1 Coríntios 6:13-18; 7:1-2). Umas poucas orientações simples para o namoro ajudarão a diminuir o perigo de ser-se apanhado na impureza.

Tem sido observado que geralmente casamos com alguém que namoramos. Por essa razão, os homens e as mulheres precisam agir com cuidado no namoro. Olhar para o caráter da pessoa que namoramos, em vez de ver somente sua aparência física, pode ajudar a garantir a escolha de um bom parceiro. A prudência no namoro nos ajudará a evitar os trágicos erros e pecados que podem danificar seriamente nossas oportunidades de futura felicidade nesta vida, e na eternidade.

(Textos de Allen Dvorak - Retirado do site www.estudosbiblicos.net e Pr. Oswaldo Vaz - Retirado do site www.geocities.com/Athens/Academy/7049/)


P.S. Para todo mundo que tem dúvidas sobre o assunto NAMORO (Por que? Como? O que pode e não pode e tudo o mais), sugiro o livro:
Abrindo o Jogo Sobre o Namoro (Editora Betânia) - Caio Fábio

9 comentários:

Anônimo disse...

A paz do senhor...
acabei de conhecer o site e já enviei a vários amigos.Achei riquissimo esse trabalho, orienta à muitos, e na verdade temos uma grande carência sobre esses assuntos. Gostaria de parabenizá-los pelo blog> que Deus intensifique a sabedoria de vocês.

Sou uma jovem de 21 anos, solteira, evangélica desde que nasci, tive uma adolescência cheia de turbulências nesses assuntos, mais em todas tive vitórias, pois o Senhor nunca me desamparou e em todas as vezes me ensinou. Hoje uso essas experiências para aconselhar quem está passando pela mesma situação. Glória a Desus vejo resultados e confirmação do Senhor. Espero em alguma oportunidade contar á vocês algumas dessas experiências.
Estou cursando o 3° Ano de psicologia, espero utilizar disso para trabalhar para Cristo. Desejo um Feliz Natal e um própero Ano Novo, ficarei muito feliz se vc respondesem meu comentário...

thais_deedee@hotmail.com

Anônimo disse...

tambêm sou separado, tenho um filho só estava masurbando porq penssava q ñ era pecado! agora sei que esse ato ñ agrada a cristo ñ vou mais masturbar! parém estou passando por uma grande luta que é desejo por homem, tenho lutado, muitas vezes cai em tentação, depois q mim converti ñ pratiquei o ato mas tenho sonhado o q devo fazer pra mim livrar desse mal!

Anônimo disse...

parabéns pela palavra de DEUS não quero mais enganar os meus irmãos que pensam que eu sou santo eu tenho fé e um DEUS maior que esse vicio..

Anônimo disse...

eu posso namorar aus 14 anos?

samir tambosi disse...

deve se ter muita cautela na hora de namorar,pois muitas vezes o desejo sexual fala mais alto,nossos impulsos são muito fortes e podemos cair em tentação,saindo do centro da vontade de deus,sou uma pessoa que me controlo o máximo póssível para não pecar nesse sentido,só mesmo por deus podemos nos conter,pois acho que se dependesse de nós mesmos talvez não seríamos capazes.

Anônimo disse...

Oi pessoal do mesmo jeito que vcs tenho 14 ano e a uns 4 ou 5 anos eu sofro por causa da masturbação, como nao nasci num lar Cristão minha mãe me influenciava a ter tal habito me dando revistas pornográficas mas a 3 anos me converti e nao consegui largar esse vicio maldito !!! Quer dizer até hj porque nos somos a justiça de Deus então satanás tem que encontrar um pecado nEle para poder vir atras de mim !!!
E só Pra sempre nao vou mais cair !!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sou viciado em droga e pornogafria e me masturgo tenho coragem de fazer isso mas não tenho coragem de orar ler A palavra de Deus sabemos se nois desabafar os com Deus ele nos liberta mas cade a coragem e muito vergonhoso eu sei que Deus e misericordioso e vou vencer esta guerra contra as postestade de satanas

Anônimo disse...

Todas coisas me sao licitas, mais nen todas me comvem(1 cor 6:12)!!! Ou por outras tudo me é permitido,mas n m deixarei dominar!!! Vce pode namorar,+ n deve"!! Primeiro porque a idaden permite 2:namoro é a fase de preparaçao p contrair o marrimónio,3:deves estar Espiritualmente,psicologicamente,emocionalmente e fisicamente preparado/a!!! Aproveite e leia td captulo 6 d corintios 1rimeiro!!! Vamos a isso: em geneses cap 2:v24 fala sim de casamento!!! Isto é a biblia fala:"deixara o Homem","unirse-a à sua mulher" e eles se tornarao uma so carne!!! Perceba o termo homem e mulher!!! E nos seres humanos temos as seguintes fases:criança,pre-adolescente,adolescente,jovem,adulto etc!!! Criança corresponde a(0-6)anos,dos 6-11 pre adolescente,dos 12-17 adolescente!!! Etc!!! Por mim esperarias o tempo certo!!! Leia eclesiastes capit 3 todo!!! Tente t achar n k pude postar!!! Espero ter ajudado!!! Cntinuaria + tnh q me recolher!!! K Deus te possa abençoar!!!

aderitonhanengue disse...

Todas coisas me sao licitas, mais nen todas me comvem(1 cor 6:12)!!! Ou por outras tudo me é permitido,mas n m deixarei dominar!!! Vce pode namorar,+ n deve"!! Primeiro porque a idaden permite 2:namoro é a fase de preparaçao p contrair o marrimónio,3:deves estar Espiritualmente,psicologicamente,emocionalmente e fisicamente preparado/a!!! Aproveite e leia td captulo 6 d corintios 1rimeiro!!! Vamos a isso: em geneses cap 2:v24 fala sim de casamento!!! Isto é a biblia fala:"deixara o Homem","unirse-a à sua mulher" e eles se tornarao uma so carne!!! Perceba o termo homem e mulher!!! E nos seres humanos temos as seguintes fases:criança,pre-adolescente,adolescente,jovem,adulto etc!!! Criança corresponde a(0-6)anos,dos 6-11 pre adolescente,dos 12-17 adolescente!!! Etc!!! Por mim esperarias o tempo certo!!! Leia eclesiastes capit 3 todo!!! Tente t achar n k pude postar!!! Espero ter ajudado!!! Cntinuaria + tnh q me recolher!!! K Deus te possa abençoar!!!