sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Ficar é pecado? Por quê?





Sempre que encontro um texto escrito por cristãos que atendam às perguntas que recebo, corro para salvar e guardar para uma outra oportunidade. Entendo que em muitos assuntos, homens e mulheres de Deus mais experientes têm feito um ótimo trabalho e texto abaixo é um desses exemplos. Ele foi retirado do site Assembleiano. Ele vem respondendo a muitas perguntas sobre o ficar. A maioria das pessoas têm a sensação de que ficar não é algo correto para o cristão, mas nem todas sabem bem o porquê. Hoje em dia, "ficar com alguém" é normal e aceito pelos jovens e pela sociedade. Em nossas igrejas, a cada dia aumenta a proporção de jovens e adolescentes que ficaram entre si, muitas vezes sob os olhos complacentes da liderança que prefere não interferir por entender que isso é uma fase e faz parte da vida. Talvez por isso, mais de 60% dos jovens cristãos tenham relações sexuais antes do casamento.

Espero que este texto possa ajudá-lo a entender porque não é conveniente ao cristão "ficar" com alguém. Não deixe de conferir no final da página, outro texto sobre o mesmo assunto.

Que Deus abençoe você em suas decisões.

Em Cristo,

Alessandra de Oliveira






Como resistir ao ficar?
(Célia Rodrigues Freitas para o site http://www.geocities.com/assembleiano)


Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... `E daí que surge o "FICAR".

O "FICAR" é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério.

Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ".

Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.

Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo "FICAR", como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...

SAIBA QUEM VOCÊ É.

Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Ca 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO . 5:11-12 ).

PROCURE ENTENDER
A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA.

Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao "FICAR" é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17 ). De uma lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I TES 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).

Há muitos mandamentos na BÍBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.

Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na BÍBLIA, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios BÍBLICOS, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. Idôneos e ungidos.

Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo.
Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).

SAIBA SELECIONAR SUAS AMIZADES.

Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.

Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao "FICAR" é quanto a escolha de suas amizades ( PV 22:11).

Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.

Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.

Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros p/ o que der e vier.

Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo.

Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas ( I CO 15:33 ). Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses ( JO 15:12-13, MA 10:45 ), mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.

Aceite e confie no outro ( RM 15:7 , PV 16:2 ) saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espirito Santo, seja um amigo que edifique os outros.

Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendido ( EF 4:156 , RM 8:1 , EF 4:32 ). Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I JO 3:16 ).

Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao "FICAR". E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo.
Portanto, esteja consciente se sempre ser " A PESSOA CERTA " e Deus também lhe fará encontrar " A PESSOA CERTA" para aprofundar seus relacionamento ( SL 37:3-7 ).


92 comentários:

Anônimo disse...

estava muito confusa em relação ao ''ficar'' pois muitos meninos ja me pediram ..

estudo na oitava serie e a maoria das meninas da minha sala não são mais bv mais nenhuma delas sao crentes!!

e naum conhece a palavra de Deus

so q eu naum tenho a idade de uma pessoa da oitava serie !!

por tanto estava muito confusa


mais agora ja sei o que e certo e errado ..



e vou esperar a hora certa de Deus !!

Anônimo disse...

sou evangelica e estou ficando com o sobrinho do meu pastor, no começo nao queria-mos q ninguem soubesse mas a gora td mundo sabe,nao quero mas ficar eu quero namorar pois nao quero ficar no pecado

Unknown disse...

Muito interessante o texto. Concordo com o que é apresentado.
Pena que hoje em dia muitas pessoas não se atentam a isso, e muitos acabam cedendo lugar à tentação de ficar, sob a égide de um descompromisso, ou para "ver se vai dar certo".
Chegam-se até à uma promiscuidade, e a uma variação de parceiros que acabam (em razão da idéia amplamente divulgada entre os jovens) por manchar-lhes a honra, e claro, magoar o Senhor.
Tais pessoas não percebem que até entre os ímpios, ficam "manchadas" pela má fama, rejeitadas, não são levadas a sério.
E infelizmente, muitos buscam a Deus de maneira velada, não procuram se entregar a Jesus Cristo, não percebem que seus corpos são moradas so Senhor, e que para se corrigir, há necessidade de abster-se da tentação, procurar primeiro conhecer e orar a Deus, antes de se envolver, e se se envolver, levar a sério e amar aquela pessoa, e também orar a Deus, por sua benção.
Abraços

Unknown disse...

eu em primeiro lugar quero parabenizar a essas mulheres de DEUS que escreverão esse maravilhoso estudo e também agradecer a DEUS pela vida de vocês; que vocês mulheres de DEUS venham a abrir a vossa boca e continuar fazendo a vontade do nosso SENHOR que das vossas bocas não venham sair outras palavras que não sejam a do SENHOR. DEUS as abenções vos enchendo de poder e unção para esta grande obra.

Unknown disse...

TENHO 22 ANOS DEI MEU PRIMEIRO BJ AOS 17 ANOS...SEMPRE FUI CONTRA FICAR PRA MIM O FICAR É COMO SE PROSTITUIR....MAS INFELIZMENTE EU AINDA TENHO ESSA DE FICAR MAS TENHO ESTUDO MTO SOBRE ISSO E TENHO PEDIDO A DEUS FORÇAS PRA MIM SAIR DESSA ...PQ ISSO ATRAPALHA MTA COISA NA VIDA DA GENTE AINDA MAIS QND CONHECEMOS A VERDADE....

Gαвяιεℓε disse...

olá tenho 15 anos e gosto de um menino estava meio confusa pois eu ainda sou bv, e me sinto as vezes precionada a ficar com ele, mas a minha vontade é namorar serio
vou esperar em Deus pois sei que ele vai me dar uma vida abençoada!!!

Babi disse...

Estou muito feliz de achar esse artigo, não pude ler completo, mas já vi que era exatamente o que precisava. Como a Alessandra comentou no começo, nós, os cristãos, sabemos que é errado, mas mtas vezes não sabemos explicar pq... Por exemplo, eu sei que é errado, sei q desagrada a Deus ... e tenho seguido em santidade... MAS.. estou ajudando um amigo... e preciso de mais conteúdo para conscientiza-lo, e esse artigo creio q vai me ajudar, é necessário ter argumento e argumento bíblico para argumentar contra o pecado! o Diabo é astuto... e só a Bíblia pra derruba-lo! Deus seja louvado por pessoas que se interessam em publicar artigos desse tipo!!

um grande abraço

BABI

Denis Eduardo Serio disse...

Pra mim, ficar nao é pecado.

Pecado sim é começar a namorar com alguém sem saber se curte e machucar a pessoa.

Vivamos a vida que nos foi dada, sempre tendo noção dos limites, claro.

Anônimo disse...

Eu já gostei bastante de um menino q nao conhecia a verdade...Foi muito difícil nao ter ficado com ele.Primeiro pq eu gostava mto dele e outra pq já tenho 16 anos e minhas amigas (do mundo)sempre me perguntam se eu estou namorando,e qdo digo q sou bv elas fazem o maior espanto!
eu tenho certeza q se nao fosse a pressão q os outros fazem muitos joovens conseguiriam resistir assim como eu...Confesso q tenho vergonha de dizer q nunca beijei,mas no fundo me orgulho disso e sei q chegará a minha vez!!!!!!

Anônimo disse...

a paz do senhor!!!!!
adorei o site....
hoje em dia há uma dificuldade muito grande p/ o jovem estar no mundo e se restringir a esse tipo de relacionamento...eu acho q tudo é licito mais nem tudo nos convém, se for fazer algo do tipo irá fazer sabendo q está pecando o importante é cada um cuidar da sua vida pois a salvação é individual!!!
bjus!!!vlw
fiquem todos na paz do senhor...

Anônimo disse...

eh pecado ficar pq, leva a um futuro sexual neh?
eh por isso eh pecado?

johnny da silva disse...

Bom eu também achei muito bem esclarecido todas as perguntas que os jovens precisam ter, eu tenho 21 anos e sou lide de jovens e adolescentes da minha igreja e sendo bem sincero essa é a parte mais complicada ai fui a palavra de Deus e pesquizar e esse texto exclareceu muito bem o que eu precisava passar para o grupo.

Anônimo disse...

assim, tem um menino da minha igreja, e quer ficar comigo..
tipo, será que é pecado ?
e ele só fala di namora, mais pra frente pãns ! ai eu queria saber, a opnião de vocês..! bjinhos...

Anônimo disse...

oolá

teenho 14 anoos, e sempre tiive MUITAS duuvidas em relação a isso,eu meesmo goosto muito de relacionamentos seerios , e espero em Deus p que ele arranje um hoomen ceerto para min , mas em relação ao fiikar , eeu jah fuui tentada e é diificil se liivrar dessa tentação , mas agoora estou procurando mi aprofundar mais nos conhecimentos de Deus para poder dizer NAO , a qualquer tentação ;)

Anônimo disse...

E qdo vc gosta de um menino do mundo?

Anônimo disse...

eu acho que fikar é pecado.nzo é certo ficar com um hj outro amanha vc só vai ficar pinxada mal falada ainda mais vc sendo crente né.
é isso oq eu acho.
bjs

Anônimo disse...

tenho 14 anos e já fiquei com um menino da minha igreja.maistipo depois a gente começou a namorar e esta firme aé hj graças a Deus.
entao no meu caso deu certo e continuo na igreja com ele do meu lado rsrsr.

Anônimo disse...

tenho 14 anos e já fiquei com um menino da minha igreja.mais tipo depois a gente começou a namorar e esta firme até hj graças a Deus.
entao no meu caso deu certo,e continuo firme na igreja com ele do meu lado rsrsr.

Anônimo disse...

poxa... estou tão confusa nesse assunto, tenho 16 anos e ainda sou BV, sou evangelica desde criança, meu pai é pastor, e sei q é difícil resistir a tentaçao, mas o Senhor me tem ajudado
soh q tbm me sinto precionada pelas amigas e todos me zuam por ainda ser BV...
estou esperando a hora certa de Deus, mas nao é facíl!!

Luiz disse...

Muito bom o conteudo e vai me ajudar a passar esta realidade para adolecentes de minha igreja.
Pena que alguns que leu este estudo
não conseguiu entender ainda o que Deus tem para eles,pois,querem viver suas vidas como querem não como Deus orienta por isto que leêm e não entendem e isto explica porque querem viver uma vida desregrada porque não entende nada e isto traz
a consequência da falta de carater.
Muinto obrigado pelo estudo.

Esmeralda disse...

olá,me chamo Esmeralda,tenho 16 anos.eu era um tipo de menina que não resistia em ficar com alguem.ficava e no final quando eu ia me deitar para dormir sentia um peso na consiencia e ficava com muita vergonha de Deus.mas, no começo de 2010 ate hoje pela graça de DEUS não fiquei mais com ninguem,pois assumir um compromisso com ELE.as vezes sou tentada pelo alguns meninos e me lembro de DEUS.so seo que me sinto muito feliz!!!a paz do SENHOR ,IRMÃOS

Bruno Nelos disse...

bom, li o texto, li os comentarios, ja li varias coisas e discuti muito sobre o termo ´´ficar´´, mas ate hoje nunca ninguem me mostro na biblia que ficar é pecado!!!
quero que me mostrem, quero ser convensido que ficar é pecado, pois, se eu que sou cristão nao to convensido, como é que eu vo convense alguem do mundo disso se eu nao tiver base biblica do assunto pra pode provar????

Anônimo disse...

Bruno, os devidos esclarecimentos da Palavra estão no próprio texto, e acrescento ainda que o "ficar" é uma forma de descompromisso, que muitas vezes faz mal a outras pessoas, pois ensina-as o descompromisso e leva muitas vezes à promiscuidade isso se não chegar a machucá-las, a partir do momento que você faz isso já se torna algo mal em sua essência e por conseguinte, pecado.
Ora, se uma pessoa é descompromissada com as pessoas ao seu redor, em relações simples, como amizade ou um relacionamento amoroso, como se pode exigir um compromisso desse alguém com Deus e com a verdade que o Senhor Jesus Cristo trouxe ao mundo, que é algo que exige muito mais sacrificio?
Abraços

Anônimo disse...

Thaís ...
e quando a gnt gosta da pessoa, até quer futuramente um namoro, mas ai pra se "conhecer melhor" a gnt resole fikar com ela, mas não fazer nada além de conversar, passar tempo juntos e as vezes dar uns beijinhos ...e os pais não sabem ... é pecado??

Anônimo disse...

Muito bom esse texto ,td o que esta escrito ai está de acordo com a palavra do Senhor ,mais é dificil a gente conseguir vencer uma tentação ,o melhor mesmo é não dar brechas ao inimigo ..

Anônimo disse...

não é pecado ficar , na minha opinião , mais tem que saber ficar e com quem ! Talvez nessas ficadas surgi um amor e ate um casamento .Comigo foi assim

Thais:) disse...

Já fiquei com varios meninos e hoje mim arrependo
isso ñ é de Deus
já pedi perdao a Deus porriso
agora já faz oito mes q ñ fico com niguem...
Deus esta mim ajudando muito e mim Fortalecendo daca dia mais...

Poliana disse...

A paz do Senhor!
Louvado seja a Deus pela sua vida!
Esse texto realmente tem um ótimo conteudo para apresentar para jovens que defendem o "ficar".
Creio que se queremos realmente um verdadeiro compromisso com o Pai devemos sacríficar nossas vontades e nos entregarmos totalmente a Ele. Sei que é difícil, nossos hormônios, quando somos adolescentes, estão estourando! Mas se nos deleitarmos na palavra de Deus e aprendermos a dizer NÃO ao pecado e aquilo que o mundo nos oferece Deus irá nos honrar e teremos muito mais alegria do que o mundo pode nos oferecer.
Deus quer que preservemos nosso corpo, pois é templo vivo do espírito Santo, temos que buscar ser a casa favorita Dele, pois ele nos ama, tudo o que ele nos impõe e ordena é para demostrar seu amor e zelo por nossas vidas.
Tenho 17 anos e espero no Senhor, sempre orando pelo meu futuro marido, porém meu desejo não é me casar e ter uma casa, família e um emprego fixo, meu desejo é PRIMEIRAMENTE SERVIR A DEUS.
Devemos ter isso em nossos corações, não nos preocuparmos com isso e sim buscarmos servir ao nosso PAI! Meu desejo é ir para o campo missionário e saibam que em 1 Coríntios 7 , Paulo nos diz que o solteiro serve melhor a Deus.(v.32)
Amados, busquem primeiro ao Senhor Jesus Cristo e tudo o que necessitamos, todos os desejos de nosso coração, ele acrescentará!

Lara disse...

A PAZ DO SENHOR PARA TODOS,,

BOM VAMOS LÁ...

GOSTARIA DE SABER DO POVO DE DEUS QUE AQUI SE ENCONTRA ,,"QUAL É A DIFERENÇA ENTRE NÓS E O MUNDO???""
O QUE EXISTE DENTRO DE NÓS QUE NOS FAZ SER DIFERENTES(POR LIVRE DECISÃO DE CRISTO ESTAR EM NÓS).
QUAL É O SACRIFICIO VIVO QUE NÓS FAZEMOS COMO SEGUIDORES DE DEUS?

DEUS FALA:Gálatas
2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

EM PRIMEIRO LUGAR NÓS TEMOS QUE CONHECER O QUE AMAMOS..

QUEM É JESUS PRA VC?
O QUE EU GANHO SERVINDO A ELE?
E O QUE ELE GANHA QUANDO EU O SIRVO?

SE VC NÃO SABE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS DE QUE VALE SER CRISTÃO?PQ ALGUÉM TE CONVENCEU POR UM MOMENTO EMOCIONAL? ---NÃO--

VIVER EM CRISTO JA É O PROPRIO PRAZER,É A SATISFAÇÃO EM SI,

QUANDO UM JOVEM TEM DUVIDA SE FICAR É PECADO EU TE PERGUNTO QUAL TEM SIDO O SEU SACRIFICIO VIVO?

AS SUAS VONTADES TE DOMINAM OU VC AS DOMINA?

O QUE VC TEM LIDO,,A CAPRICHO OU A PALAVRA SAGRADA DE DEUS?

A BIBLIA ENSINA:

1 Pedro
4:2 Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Efésios
2:3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

IRMÃOS NÃO SE DEIXEM INFLUÊNCIAR

JESUS FEZ O QUE FEZ PARA QUE O NOSSO PRAZER MAIOR SEJA A BUSCA EM DEUS ELE É A PONTE..
MAIS OS VALORES SÃO OUTROS..
PRA ESSA GERAÇÃO JESUS CRISTO NÃO É O SUFICIENTE..MISERICORDIA.
DEUS ESTA DIVIDO NO CORAÇÃO DOS JOVENS COM SEUS RELACIONAMENTOS....
O QUE É O CASAMENTO ENTÃO?
NINGUÉM SABE MAIS ...PQ NÃO ANCEIA EM VIVE LO..PELA INFLUENCIA DAS NOSSAS VONTADES..

1 Coríntios
7:36 ¶ Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.

OBSERVEM O QUE PALAVRA ENSINA ,,
A QUESTÃO DE NÃO PECAR NÃO É SOMENTE EM QUESTÃO DO SEXO E SIM DA PRESEVAÇÃO DE DOIS CORPOS ,,,

E MAIS..

1 Coríntios
7:32 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;

SE VC JOVEM CRISTÃO SE PREOCUPAR COM AS COISAS DE DEUS ELE IRÁ COMPLETAR O QUE TE FALTA ,,SE UM TRABALHO OU UM CASAMENTO,,

EU SEI QUE NÓS NÃO SOMOS DE FERRO MAIS MEUS IRMÃO NÓS TEMOS QUE SER FIRMES E BUSCAR NÃO SE RELACIONAR COM COISAS QUE NÃO VAI AGRADAR NOSSO PAI AMADO...É SERIO.

VC NÃO VAI ENCONTRAR ESTA FRASE NA BIBLIA:

"HEI CRENTE VC NÃO PODE FICAR COM NINGUÉM VIU"

PQ O QUE DEUS FALA SOBRE RELACIONAMENTO É SANTIDADE..É GUARDAR O CORAÇÃO,,É QUE ELE SEJA SEU MAIOR PRAZER ENQUANTO SOLTEIRO,,E QUE VC MANTENHA ESTE PRAZER QUANDO ESTIVER CASADO,,SEMPRE COLOCANDO ELE COMO O MAIOR EM TODAS AS AREAS.

A UNICA COISA QUE NÓS TEMOS QUE "FICAR" É DE OLHOS ABERTOS PRA QUE AS NOSSAS VONTADES NÃO SEJAM MAIORES DO QUE CRISTO.

POIS FOI POR VOCÊ QUE ELE FICOU NAQUELA CRUZ.

Gálatas
2:20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Anônimo disse...

F ato
I nesperado
C ausado
por
A amor
R epentino



Esperar no Senhor é melhor.......
Pq através D'ele temos as respostas certas paraa tomar as atitudes corretas!!

Anônimo disse...

Fui numa festa de uma amiga e um menino crente que eu nunca tinha visto pediu pra ficar comigo, cheguei perto dele o Espirito Santo me tocou e eu nõ fiquei com ele. Minhas amigas me pressionaram muito,cheguei até a inventar mentiras para explicar o fora que eu dei no menino, estou envergonhada disso eu devia ter dito que era contra os meus principios de cristã, mas já pedi perdão a Deus. eu contei isso apenas para a minha amiga que era crente e ela compreendeu, mas ela também fica' Lendo essa matéria eu não me senti mais sozinha, porque hoje em dia está dificil de vencer as tentações e as pessoas que se dizem cristãs nao demonstram isso. Espero que Deus abençoe muitas pessoas através desse estudo, e perdoe as pessoas que cometem o ato de 'ficar'

Anônimo disse...

Olá...

tenho 16 anos e dei o meu 1° beijo com 12 anos.
Me arrependi mto...e ja fazem 4 anos q eu nao fiko com ngm...
Sou mto grata a Deus pois Ele q tem me fortalecido e eu tenho conseguido vencer as tentações...
facil nao é nenhum pouco, mas Jesus é a minha forlaleza...

Uma amiga cristã me disse uma coisa q eu nunca eskeci q é o seguinte...

NÃO TROQUE JESUS POR UM BEIJO !

Sempre q fiko com vontade de fikar com alguem me lembro dessa frase...


Fikem na paz...

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus amados irmãos,se relacionar com alguem é muito serio e envolve sentimentos, por isso o melhor a ser feito é amar a JESUS primeiro, e não se doar um ao outro. O Casal que entrega seu relacionamento, e passa a ser dependente de Jesus é ricamente abençoada.E em relação ao ficar sou totalmente contra, como foi dito amizades saudaveis que amam a Jesus é a melhor opção que o cristão têm para evitar ficar.
Um abraço a todos e a Paz do Senhor Jesus, Deus abençõe.

Anônimo disse...

Bom, vamos la:
A expressão “ficar” é muito comum no meio da juventude de hoje e tem o sinônimo de flertar.
Ficar segundo o Dicionário Howaiss é “manter com alguém convívio de algumas horas sem compromisso de estabilidade ou fidelidade amorosa”. Ficar é brincar de estar amando, é o cortejo irresponsável, momentâneo, sem futuro. É um tipo de brincadeira perigosa, como quem brinca com fogo. Ficar é uma maneira de manipular alguém mediante conversas e atitudes que podem seduzir física e emocionalmente, isto sem falar na defraudação moral e emocional para com esta. Ficar por ficar é algo que foge completamente aos princípios do namoro cristão. Além do mais é muito difícil “ficar” sem que não haja um envolvimento emocional, e isso acaba machucando.
Observe as conseqüências negativas do ficar:
(1) incentiva paixões e hábitos impuros levando o jovem cristão a ser controlado por emoções e não pela Palavra;
(2) incita à infidelidade e à mentira (Jo 8.44);
(3) ataca a moral cristã, ou seja, defrauda a imagem do jovem cristão perante a sociedade e a Igreja;
(4) incentiva as paixões da carne (II Tm 2.22).
No que tange a sua vida sentimental o jovem cristão deve procurar viver de acordo com a Palavra de Deus, ou seja, orar buscando a direção do Senhor para namorar e casar e não permanecer “ficando” e se depreciando por curtos momentos de euforia e prazer. A questão do ficar leva à intimidade em que moços e moças se permitem tocar ou acariciar as partes intimas do corpo, ou através da roupa ou em contato direto. Concluo afirmando que a prática do ficar é pecado e que o jovem leitor deverá mudar seu comportamento se quiser agradar a Cristo e subir no dia do arrebatamento da Igreja. Ou você prefere “ficar”?

gmm disse...

oi gente, eu tambem ha muito tempo
andava confuso com isso(ñ so eu).
cheguei ate ficar com 1 menina depois de 2 anos, achando q era supernormal(coisas do ser humano)e
planejava ate namorar outra(DETALHE:Ñ ESTOU PREPARADO),agora lendo este texto achei a tão querida resposta.desisti de tudo vou "ficar" com JESUS...RSRSRS!

Anônimo disse...

Olá a todos!
Antes de tudo sou evangélica.
Bom, primeiramente gostaria de dizer que gostei bastante desse blog!
Já fiquei com 3 garotos. Tenho apenas 14 anos, na minha opinião se você gosta de um garoto, sente uma certa "atração" por ele que é bem normal entre os jovens hoje em dia. Se você converça com o garoto, bate um papo legal. Tudo bem. Vejo pecado mesmo no sexo antes do casamento. Na minha opinião, todos devem casar virgens. haha
Mas, vamos lá. Voltando lá em cima. Axo que a menina deve ter uma certa "sabedoria" para lidar com essas situações. Exemplo: Ela não pode ficar com qualquer um. E não pode ficar com vários garotos, pois ela vai ser difamada e ai ela vai estar sendo como uma "máquina de ficar" para os garotos, ou mais conhecida "oferecida", "piriquete" e etc. A maioria dos garotos gostam de garotas difícieis, nesse caso não importa oque eles pensam. Você dever se dar um certo valor, um brilho interior. Se a menina ficar com vários garotos ou se ficar com qualquer um que nunca viu na vida ela vai perder o seu brilho. Como eu disse,a menina só pode ficar com o menino se ela gostar mesmo dele, e se ela conhecê-lo bem. E nós também sabemos, que hoje em dia é muito fácil pegar certas doenças através do beijo. Então vamos evitar. Não pensem em ficar. Pensem no NAMORO SANTO.

É isso que eu deixo, beijos.

Anônimo disse...

Sigam! Esse blog tem tudo que vocês precisam, ou não.
www.falarica.blogspot.com

Anônimo disse...

Boa Noite, paz do Senhor Jesus!
Eu sou uma jovem evangélica de 17 anos, e estou 'beijando' (ficando) com um rapaz de 25 anos, e eu gosto dele, mas não sei se ele sente o mesmo por mim. Ele é um homem de Deus, profeta, vaso.
Faz-se mais ou menos 6 meses que estamos 'ficando' mas é só às vezes, isso já aconteceu umas 8 vezes, apenas.
Ele é uma pessoa imprevisivel, e eu não sei se ele quer um compromisso comigo, e eu tbm não tenho coragem de chegar nele e perguntar qual é a dele.
E outra coisa, ele é meu AMIGÃO.
Minha mãe tb é evangélica e ela sabe de tudo, não é contra.
Gostaria mto de saber qual a opinião de vc´s, em uma forma mais direta...
Tenho medo de estar desagradando a Deus, e ao mesmo tempo, acabo gostando de estar ao lado dele.

Anônimo disse...

eu ainda to meio sem entender, pq então como agt começa um namoro sem ficar com a pessoa ?

M@tthews disse...

Me ajudou muito a saber o que é ficar e namorar para ensinar para os jovens daqui da igreja. Valeu! ☺ Fica na Paz! :D

Anônimo disse...

bom esse texto esclarece muitas duvidas, mas eu tenho sido muito tentada por isso,não consigo entender oq tem de mais em ficar, afinal vc fica justamente pra conhecer a pessoa, o incrivel é qe todos podem, e eu justamente por ter nascido em uma casa onde todos são cristãos não posso fazer o que todos fazem, eu nçao me conformo,pra mim é mto dificil aceitar isso,minha mãe vive dizendo pra mim qe estamos no mundo,mas não somos do mundo,portanto não devemos fazer o que todos fazem,somos diferentes,eu entendo o posicionamento da minha mãe, mas eu não consigo aceitar isso :( nãao consigo, afinal acho qe o melhor jeito de conhecer alguem é ficando... obg pelas explicações mesmo assim foi muito util !

Anônimo disse...

Agora eu vou responder um Anônimo que perguntou: " eu ainda to meio sem entender, pq então como agt começa um namoro sem ficar com a pessoa ? "

Resposta: Então, para você namorar , você e a pessoa que quer um compromisso com você, vão conversar com seus pastores, ai vocês fazem oração , e o Senhor vai revelar se essa pessoa é a " pessoa certa " para você, então ai quando tiver a aprovação do Senhor, vocês começam a namorar, ai sim vocês podem beijar. Bom é isso ai.. beijos :*

Anônimo disse...

tenho 14 anos é sei que errado ficar sou evangelica ,minha mãe acha errado ficar por que ela quer e sabe o que é melhor pra mim aceito a opinião dela sei que isso ajuda muito na minha vida , espero no senhor e esse blog me ajudou muito, agradeço...
beijss.

jonas eliezer disse...

a PAZ DO SENHOR AMADOS obrigado pelo anuncio e pelos comentarios pois antes de ler eu pençava que ficar com gurias do mundo nao éra pecado mas agora mudei de ideia . na minha opiniao ficar com gurias da igreja nao é pecado desde que tenha um pensamento em seguir um relacionamento serio. que a paz do senhor esteja em vos. rsrsrsrs

jonas eliezer disse...

a PAZ DO SENHOR AMADOS obrigado pelo anuncio e pelos comentarios pois antes de ler eu pençava que ficar com gurias do mundo nao éra pecado mas agora mudei de ideia . na minha opiniao ficar com gurias da igreja nao é pecado desde que tenha um pensamento em seguir um relacionamento serio. que a paz do senhor esteja em vos. rsrsrsrs

Anônimo disse...

eu beijei uma menina...
já pequei??

Anônimo disse...

Eu tenho 14 anos,bom...
eu deixei de ser bv com 13 anos,eu fiquei por vingança pq um garoto me chamou de criança e mostrei o criança pra ele,sou evangelica mas,eu ñ era muito firme,sabe eu fiquei com o 1º 1 mês,depoid dele fiquei com 3,mas eu ñ gostava deles,mas agora eu gosto de um garoto da minha igreja,ele tem 15 anos,ele disse q gosta muito de mim,eu ja estudei com ele na quarta serie,ai agente se reencontrou e ficamos,ele qr namorar mas meus pais são muito protetores,eu disse q se ele gostar msm de mim ele espera,ai agente foi ficando,ficando,ficando e tipo agente ta namorando escondido,eu ñ quero namorar agora axo q tbm ta muito cedo,mas eu gosto muito dele,esses dias perguntei se ele orava por nós 2 e ele me respondeu q td dia,ele é timido igual eu.quero uma resposta eu continuo,ou paro?

LarissaM. disse...

olha por mais q ele te precione nao fike por q td vem a tona um dia

Anônimo disse...

Esse poste foi o que eu precisava, pois estou passando por uma prova na escola, tem um menino que fica me tentando, mas tenho resistido, mas não vou ser hipocrita em dizer que não me senti atraida por ele pois seria uma enorme mentira, mas eu quero uma intimidade maior com meu Deus e eu sei que é errado pq eu iria cometer esse erro? Vou continuar nessa luta e assim como Jesus venceu a tentação quando ele estava no deserto também conseguirei com a ajuda do meu bom Deus!

Anônimo disse...

sou cristã e acabei recentemente de fazer15 anos bom todos na minha igreja ,escola,amigos e amigas me criticam pelo fato de eu snumca ter ficado com nemhum homen mais eu não to nem aí pois eu quero mais a minha salvação em deus e entaõ não me enteresa o que falam sobre pois naõ quero me contaminar com sa coisas dese mundo pelo menos isso né a paz do senhor e bjs e3 abraços a todos.af

Anônimo disse...

sou cristã e acabei recentemente de fazer15 anos bom todos na minha igreja ,escola,amigos e amigas me criticam pelo fato de eu snumca ter ficado com nemhum homen mais eu não to nem aí pois eu quero mais a minha salvação em deus e entaõ não me enteresa o que falam sobre pois naõ quero me contaminar com sa coisas dese mundo pelo menos isso né a paz do senhor e bjs e3 abraços a todos.af

Anônimo disse...

Gostei do texto ,garanto que tenha concientizado muita gente ,confesso tbm que esse texto meche comigo ,sou evangelica e faço 8° ano ,é difícil para mim resistir ao FICAR ,mas pedindo a Deus orientação eu vou em frente e passo por essa tentação ,em minha opinião acho que é uma fase ,que deve-se tomar muito cuidado ,pq da maioria das vezes pode acabar interferindo na vida esperitual !

Mundo de Thay disse...

A PAZ DO SENHOR...
AMEI ESSE SITE O QUE EXATAMENTE EU ESTAVA PRECISANDO ENCONTREI AQUI.
ESSA QUESTÃO DO FICAR ENTRE OS JOVENS É MUITO INTERESSANTE, POIS EU CREIO QUE OS JOVENS QUE QUEREM REALMENTE UM COMPROMISSO COM DEUS ANALISA SUA VIDA, E ESPERA NO SENHOR POR MAIS DIFICIL QUE SEJA!!!
A PALAVRA DO SENHOR DIZ "RESISTI AO DIABO E ELE FUGIRA DE VÓS" ESSA PALAVRA É VERDADEIRA!!! FIKE COM DEUS.
TAIANA OLIVEIRA ACARA/PA

Minutos de fé disse...

Olá Alessandra, tb tenho trabalhado com o tema de solteiros cristãos, qria te indicar o meu blog www.ovalordeestarsolteiro.blogspot.com
um abraço!

Anônimo disse...

Sou cristã, tenho 19 anos e sou bv e isso é muito difícil porque convivo com outros jovens que são mundanos e e as oportunidades são muitas.
Algumas vezes sinto vontade de ficar, mas estaria pecando conscientemente, pois conheço a verdade e é isso q me impulsiona a esperar no Senhor.
A cada dia que passa sinto q tenho q dar mais valor a isso.Alguém como eu num momento de carência não pode sair por ai ficando com qualquer um que aparecer.Sei que Deus me dará alguém que dê valor tbm a essa escolha que eu fiz por amor a Ele.

Anônimo disse...

Igreja eh um lixo, e esse pensamento de vcs contra o ficar eh ridiculo.
Deus fez uma vida só, e ele nao teria criado os interesses em outros se fosse assim.
Seriamos apenas iguais a cachorros que transam para reprodução, mas o ser humano eh diferente, o ser humano eh ambicioso, e a gente tem de a aceitar isso.
E as igrejas hoje em dia, nao estao com nada..
Acredito em Deus, e odeio as igrejas, e nunca, nunca aceitarei suas decisoes ridiculas para ganhar dinheiro.
Igreja nao ajuda ninguem, soh destrói visando o próprio lado.
Pensem bem, a vida é uma só!

Anônimo disse...

tenho 17 anos, perde meu bv com 13 anos, sempre fui pra igreja mas sempre pecando antes eu nao ligava muito pra essas coisas, mas agora estou quase 5 meses firme gracas a Deus, no comeco foi ate facil resistir, mas agora esta ficando dificil, pos parece q é uma eternida sem beijar ninguem sem tocar em algum homem, sou Humana né! nao sou perfeita q nem Deus, mas tenho q resistir ate meu varão chegar, enquanto isso eu preciso q Deus mi ajude com muito forlecimento espiritual, porq eu nao sei se eu vou aguentar muito!

Anônimo disse...

eii , tenho 15 anos , estou na epoca onde tudo qe pessamos é "Ficar" nao pertencia a igreja , por isso estava com muita dificudade em entender sobre esse assunto , quero realmente entender melhor(apesar do texto ser bem claro e muito bom), pois ja namorei e "fiquei" muito e por mais qe tento nao "ficar" é dificil o inimigo esta se levantando contra mim de todas as formas e as principais sao meninos onde sou fraca , quero muito achar a pessoa certa mais como toda adolecente da minha idade quer aproveitar e ter novas esperiencias nao penso em ficar com um menino hooeje e casar com ele pois sou nova mais esse texto me ajudou a entender muitas coisa sobre ficar . Obriigada !

Renan kaic disse...

É. Adorei o texto irmãos! Mas digo que ainda fiquei com uma pulga atrás da orelha, mas irei pesquisar mais sobre o assunto. Graças ao meu Senhor ele nem me fez muito dessa coisa de "FICAR". Fiquei acho que 2 vezes só na minha vida, e digo que nao vlw a pena, principalmente pq dps a minha reputação baixou muito na escola.

Mas eu digo que tenho 15 anos e comigo é só namoro sério. Eu rejeito fácil essa tentação de ficar, me chamam de GAY dps, mas to nem ai, o que interessa é agradar ao meu Deus. Mas digo tbm que já estou 1 anos e alguns meses sem beijar; é horrivel, eu me sinto tão solitário, tão carente. Mas se é a vontade de Deus né? Hehehehe, então fico na esperança que no futuro terei uma linda esposa que me amará muito. Eu creio que tenho uma base fortissima para namoro. Já trabalho, tenho minha vida cristã bem firmada, tenho uma excelente reputação em todos os lugares que vou, sou uma pessoa competente e responsável (espero nao estar sendo soberbo por isso, falo isso na humildade)... agora só resta esperar quando Deus me abençoará com uma parceira fiel e que me ame mto mto!!!

Anônimo disse...

olha, ficar e um pecado mais se vc gosta mesmo de um menino ou uma menina acho q isso nao e pecado!! mais faca as coisas direito para q no futuro vc nao venha se arrepender...obrigado pela oporturnidade, bjsss. fiquem com deus

Anônimo disse...

Adoreii esse site,aprendi mt msm.....
estava com algumas duvidas,em relaçao a esse assunto ...
a melhor coisa e esperar no Senhor...

Anônimo disse...

Excelente! Gostei da postagem.
Mas eu garanto, que mesmo se os que praticam isso lessem o que aqui está escrito, eles continuariam a dizer:
_ MAs como é que eu vou namorar, se eu não souber se o beijo da pessoa é bom ou não?
É, já me disseram isso.

daniel disse...

bom na verdade a vida de um cristão não é tão fassil,bom na verdade não é nada fassil,eu sou do primeiro ano na minha escola,tinha uma menina da minha sala que eu gostava muito.
só que eu tinha percebido que ela só ficava com os meninos da escola,ai teve um dia que ela decidiu namorar com o menino da minha sala, só que depois de um tempo eles brigaram e acabaram o namoro,e eu fiz amizade com o ex-namorado dela, e ele me perguntou se eu gostava dela e eu disse que sim, só que eu disse que eu queria namorar para casar,e ai eu percebi como o mundo a acada vez só piora
ele me disse:VOCÊ é BESTA AS
MENINAS DE HOJE NÃO PENSAM MAIS EM CASAR,ELAS Só QUEREM DIVERSÃO...
Depois da quele dia eu percebi com muita certeza que é melhor esperar no senhor do que se precipitar em tais decisões e agora sou apenas colega dessa menina.

Anônimo disse...

Geente,
Mto "crente" aí não tem noção nenhuma!
Um cristão que nasceu de novo não devia ter dúvida sobre isso.

"Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne."
(Gálatas 5:16 )

"Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,"
(1 Coríntios 3:2)
"Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal."
(Hebreus 5:14 )

Eu sempre fui cristão. Consegui me preservar pq fui instruído na igreja e cresci como religioso.
Eu sempre julgava quem “ficava”, pq eu achava uma atitude totalmente impura.
Mas isto não significava q eu era puro. Como um adolescente normal, tive vontades em todas as formas na sexualidade.
Mas o orgulho da religião me "preservou".
Eu não sabia nem bíblicamente explicar para alguém q “ficar” era errado, mas achava repugnante pq me achava um santo separado dessa " perversão" à minha volta.

Chegou ainda uma fase da minha adolescência em q "caí" na masturbação. Isso serviu para abalar um pouco a estrutura da minha religião.
Mas como um "bom religioso" continuei odiando o ficar por ser o envolvimento com outra pessoa, algo q considerava mais "grave".
Passei parte da adolescência lutando pela minha “pureza”.
Mas uma luta em q Cristo não é o escudo, é uma luta perdida.
Ainda na adolescência conheci uma irmã na igreja. Apaixonei facilmente ao ver como ela era bonita, crente, madura e alegre ao mesmo tempo. Eu havia aprendido orar desde pequeno pela minha esposa, e entendi nesta época q ela era enviada por Deus.
Desde cedo mostrei q gostava dela, mas não impus nenhum compromisso, nem disse sobre ser vontade de Deus. Mas eu já a tratava como minha ”futura esposa”, parei de olhar para as outras meninas.
Foi tão marcante, passei a depender de Deus, larguei a masturbação nesta época. Passei alguns anos tentando criar uma amizade com ela, dei presentes, comecei me declarar aos poucos.
Quando se aproximava a idade da maturidade, eu estava me preparando profissionalmente, espiritualmente e emocionalmente para assumir um compromisso com ela. Eu contava os dias! E neste período em q nós dois estávamos meio distantes, ela veio me contar q ficou com um rapaz do colégio.
Na hora desabou aquela estrutura q eu levei 18 anos para construir. O religioso q eu havia criado levou “um tapa na cara”, como um recado: “A vida é mto mais do q esse seu mundinho religioso.”
Na hora q ela me contou a notícia, me afastei para um canto e desabei a chorar e orar. Tudo q consegui ouvir de Deus era para perdoar. Eu pensava: “ Perdoar pq ? Eu não tinha compromisso com ela. Ela não afrontou diretamente a mim, foi ao Senhor. Ela é que será prejudicada.”
Graças a Deus, para Quem eu havia pedido durante estes anos que me desse amor por ela, eu consegui tratá-la com amor, perdoar e dizer as palavras certas.
Foi tão incrível! Me senti importante para ela. Como se fosse um pecado meu tbm e q Deus já havia perdoado.
Passei mais alguns meses a orar, e meditar se ela era enviada por Deus. Foi a fase mais difícil, ocorreram mais situações. Mas eu não aceitava ver aquele ”sonho” possivelmente construído por Deus, desmoronando.
Então eu passei a orar mais ainda pedindo q Deus me desse cada dia mais amor por ela. A não ser q Ele não aprovasse aquele relacionamento.
Ano passado, confiando em Deus, comecei um relacionamento santo com ela. Até hoje tem sido uma benção para nós dois.

Anônimo disse...

Com essa história eu entendi a gravidade do ”ficar” e passei a odiar ainda mais.
Eu mentiria em dizer q perdoei totalmente o q ela fez. Eu sou humano. Sou mau, egoísta, religioso, julgador, pecador, e sem capacidade de amar.
Somente Deus pode me fazer amá-la.
Convenço-me a cada dia q Deus está conosco.
Eu costumava a refletir sobre o relacionamento e quando guiado por Deus, sempre chegava a um pensamento a favor dela.
Se eu fosse desistir dela, seria uma escolha da minha carne, do meu Eu religioso, soberbo, egoísta. Seria para eu buscar alguém como eu, que fosse “0 km”.
Uma escolha dessas nunca viria de Deus.
E toda vez q me aproximo de Deus, sinto tanto amor por ela q enxergo ela como a melhor das “ 0 km”.
E é assim q o próprio Deus nos enxerga quando nos perdoa.Nós o magoamos quando fazemos algo da parte do inimigo.Ele se sente traído, naquele momento escolhemos não ser Dele. Tornamos-nos impuros, longe de “0 km” para ele. De tal forma que repelimos Sua presença.
Quando então penso em Sua vontade, Ele me leva a pensar no bem dela. Ela terá de lidar com essa culpa para o resto da vida, mesmo tendo sido perdoada e restituída por Deus. Ela terá memórias ruins.
E seria ela fadada a se casar com alguém que tivesse cometido o mesmo erro ?
E ela precisa de mim. E eu, cego e ignorante preciso mil vezes mais dela.
Hoje vejo como sou mais impuro e detestável aos olhos de Deus, do que ela.

ENFIM, O PROBLEMA DO “FICAR” NÃO É PARA A PRÓPRIA PESSOA, NÃO É PREJUDICAR SUA PRÓPRIA REPUTAÇÃO.
O FARDO MAIOR É SOBRE O FUTURO CONJUGUE DESSA PESSOA. ESTE TERÁ DE LIDAR COM UM PASSADO ENVOLVIMENTO SEXUAL DESSA PESSOA.
Assim como minha namorada terá de lidar com minha adolescência e juventude impura na pornografia. Eu terei de lidar com o envolvimento que ela teve.
Mas, em Deus, eu mesmo já triunfei sobre o passado dela. Porque meu amor por ela, doado por Deus, é maior do que qualquer peso.

E ter um relacionamento assim, dirigido por Deus, é magnífico!
Uma pessoa q vive se envolvendo em relacionamentos sem compromisso nunca experimentará o q Deus tem me dado.

Anônimo disse...

Ler isso me esclareceu muita coisa, todas as minhas amigas já "ficaram" com alguém só eu que não, acho que esperar é o certo a fazer. Deus tem o melhor para nós!

Anônimo disse...

mt obrigado pela palavra, eu tenho 13 anos, sou bem novinha, mas as pessoas ao meu redor fikam me impulsionando a fikar com um menino, crenti tbm, tem 14 anos, mas creio q é na base da oração q eu venço' eu amo ele, mas fikar ñ é de Deus, mas eu tenho medo de dizer pra ele q eu ñ quero mais fika com ele, pois eu ja aceitei,mas ñ aconteceu ainda, orem por mim' Deus, peço forças pra dizer a ele q ñ quero mais! amém' a paz!

Anônimo disse...

Bom começando eu até gostei.Na verdade alguém pedir pra ficar e vc levar a sério pode até ser de Deus,mas se a companheira não leva ...ai complica!...em certos momentos sinto que orar já não adianta ..pessoas não entende que ficar e horrível, e coisa de pessoa que aceita sua própria derrota!

Anônimo disse...

oie . tenho 13 anos e prometi pra Deus q nao iria ficar com ninguem , mas um menino evangelico pediu pra ficar comigo . no comeco eu falei pra Deus q iria resistir , mas na hora eu acabei ficando e agora estou arependida pq ele so queria fica comigo e eu pensei q eu quisese coisaa mais seria , eu falava com ele pelo face mas agora so falo di vez em quando . espero q Deus me perdoe eu sei q eu errei mas estou arependida .. xau

Anônimo disse...

A paz amados. Bom tenho 14 anos, eu danço na minha igreja e estou ficando com o músico de lá que tem 16 anos, a gente se gosta muito e ficamos escondido, porque temos medo de contar e sabemos que não está na hora certa de falar aos nossos pais... E eu queria saber se é errado a gente ficar escondido, ou até mesmo se ''ficar'' com ele está errado (o nosso ''ficar'' é só dá beijos e isso só aconteceu duas vezes, fora da igreja).
O que eu tenho que fazer? Me responde alguém, por favor (alguém experiente).

Anônimo disse...

amei esse estudo!
pois sou cristao ja fazem 8 anos e hoje ministro a palavra de Deus por misericordia! e "ficar" e concerteza pecado, pois Deus nao nos chamou para imundicia, mas pra sermos santos e a todo momento procurar a nos santificar.
existe uma frase que diz: que tudo que e escondido e gostoso.
e verdade pq o erro e do maligno e ele nos levar a sentir esse gostinho que muitas das vezes nao existe importancia mas nos leva a perde a presença do senor nas nossas vidas!!
nao existe prazer maior do que sentir a presença santa. entao devemos vigiar e orar e esperar que Deus nos prepara uma pessoa que venha nos levar a um compromisso nao a uma distacia de Deujs!

Unknown disse...

Eu ainda continuo confusa. To afastada da igreja, e sabemos que tudo é mais difícil.. só peço sabedoria e paciência.

Anônimo disse...

"Vaso" ele não é se não consegue assumir o que vcs tem, e ficam se escondendo....

Anônimo disse...

Vi um vídeo no qual o pregador dizia: "Jovens, vcs gostam de ficar né? Entao qndo Jesus voltar vcs tbm vai ficar!!"

Tremendo essas palavras né!!!
Será q elas fazem sentido pra vcs??
Pensem bem antes de trocar sua salvação por momentos os quais acabará, mais a salvação é eterna!!

john disse...

Tem que confessar pro pastor se ficar com alguém?

Unknown disse...

Olá Jonh A Paz do Senhor Jesus Cristo
Se realmente você se arrependeu e deseja deixar essa vida de concupiscência carnal você deve sim falar com seu pastor ele irá te ajudar. A Palavra do Senhor diz que os pastores velam pela nossa alma porque irão dar conta dela. Concerteza ele irá te ajudar.

Renato Vitória-ES

Unknown disse...

Você vem procurar porque não ficar, o cara fala na Introdução que o texto é pra deixar claro porque não ficar, mas o texto inteiro só fala de como resistir ao ficar, sinceramente que inútil em.

Anônimo disse...

Eu conheço uma menina e nós nos gostamos, nao a ponto de amar, mas de gostar mesmo, e eu queria saber se mesmo as duas pessoas se gostando seria pecado elas num momento em que rolar um clima elas ficarem, sem ser como as pessoas do mundo fazem, passar a mão onde nao deve, ficar se esfregando etc. ?

Anônimo disse...

Sou Muito paquerado pelas garotas mais lindas da escola diariamente... tenho muitas das características que são consideradas bonitas como altura e corpo em forma, mais também tenho Jesus, não cedo e não vou ceder porque sei que no futuro ele vai me honrar com uma companheira que eu não conseguiria se fosse pegador... alguém que não veja em mim apenas um "gato", e sim um garoto temente a Deus e com conteúdo. Espero fortalecer vcs com minha história
Como consigo? tendo intimidade com Deus ele supri a minha necessidade de ser valorizado/amado.

Beatriz Santos (presbiteriana) disse...

-Não estou falando de sexo !
-estou trocando a salvação se eu ficar ? Qm disse ?
-Vc fica porque quer(ou seja tem consciência de que tbm não quer compromisso) e porque aquela pessoa te atraiu de alguma forma .
- por consequencias de nossos hormonios ,devemos deixar de lado nossos sentimentos ou atitudes?
- Tudo me é lícito mas nem tudo me convém; Eu sei que muitas pessoas pegam esta passagem para se aproveitar e pecar a vontade , mas nao é isso q o texto diz: por exemplo: beber, beber nao é pecado,pecado é se embriagar.Claro que um alcoolico doente nao poderá tomar de jeito nenhum!
Beijar não é pecado mas ter a fama de galinha tbm não dá!
-E muitas vezes vc cansou de esperar o tempo de Deus, ou nao deu certo com ninguem antes
-vc fica porque quer se sentir atraida ou amada ,nem que seja por um instante
-beijar é bom
-e viu Deus que tudo (toda a natureza criada) era bom
-porque nao fazer o que é bom ? (com exceção do sexo)
* Não se reprima ,mas também não se esqueça dos limites!
-

Unknown disse...

Quando Jesus voltar você fala isso pra eleb😉

Unknown disse...

Bom eu tenho 16 anos e gosto de um menino da minha igreja ,mas ele me ver como amiga , nós já até marcamos de ficar e tal , mas smp que estamos juntos não temos coragem ou ficamos timidos, bom quero sabe porq se marcamos de ficar mas não acontece será que é a vontade de Deus pra nao ficamos ou Deus quer q aconteça no tempo certo ?

Unknown disse...

Sei como é... É difícil, estou esperando em Deus a minha vida toda, vou fazer 17 e estou 17 anos solteira e fiquei uma vez pq fui impressionada. É tenso, difícil porque a carne seduz muito. Seja firme

Unknown disse...

Verdade

Anônimo disse...

Sinceramente eu n acho que seja pecado, pecado seria ficar com várias pessoas diferentes toda hora, agora saber ficar com alguém que n venha a ter desmoralizar e tals
Tudo com sabedoria!! Só n pode fornicar agora um beijo n acho que tire a salvação de ninguém

Anônimo disse...

Ninguém respondeu a minha dúvida, ficar com vários é sim pecado e isso já entendi,mas e quando você fica (só de beijar) só UMA pessoa que você gosta é errado?

Anônimo disse...

Os cristãos são diferentes do comportamento das pessoas q estão no mundo. O "ficar" é pecado pq é uma prostituição gratuita para saciar o desejo da carne de conhecer o corpo do outro num beijo de boca que é reservado apenas para aqueles que assumiram o compromisso de namoro. A amizade é a melhor maneira de conhecer a personalidade, o comportamento da pessoa pra ver se tem algum futuro na relação é assim portanto não é preciso conhecer o corpo não acha. Pq o q vc procura eh um corpo pra saciar os desejos ou uma pessoa pra compartilhar seu futuro com Deus?

Anônimo disse...

O "ficar" é sim pecado. Os cristãos têm que pensar e agir de forma diferente das pessoas que ainda estão no mundo. Pensa comigo:Pq vc só quer ficar com essa pessoa e não namorar, que é o correto, assumindo um compromisso diante de Deus? Somente para saciar o desejo da carne pq quando quer conhecer uma pessoa pra ver se vai dar certo num futuro namoro, se tem um relacionamento de amizade. Na amizade verificaremos se a pessoa é a ideal pra se namorar. Portanto o ficar vc conhece o corpo da pessoa (atraves do beijo, mao boba, etc) sem compromisso algum, é uma forma de prostituição gratuita e os ensinamentos de Deus sao contra essa conduta.

Unknown disse...

AgrdAgra a Deus por esse texto que realmente me ajudou🙏💕 eu já sabia que era errado mas não conseguia reesitir a essas tentação com determinado garoto na qual me apaixonei e confiei ... Penso seriamemseno caso dele se e ou não de Deus...🙏🙏🙏 Obrigada 😍💕 #Que_Deus_abencoe_voces✓

Unknown disse...

Mas pra gente amar uma pessoa de verdade eu vou ter q ficar imagina agora duas pessoas cristão não vão ficar com outras pessoas mas sim com q pessoa q Deus coloca ao seu lado Deus abençoe

Unknown disse...

Amén e muito linda história e uma história dessa que eu quero pra minha vida vc tirou uma dúvida pra mim muito obrigado Deus abençoe

Unknown disse...

Eu perdi meu bv por que fui pressionada tbm , e tenso msm e ao mesmo tempo tenho medo de contar isso aos meus pais